No dia 29 de outubro, o Jacareí Rugby disputa a grande final do Super 12, o Campeonato Brasileiro de Rugby na modalidade com 15 jogadores e organizado pela Confederação Brasileira de Rugby. A decisão acontecerá contra a Poli Rugby, de São Paulo (SP), às 14h, no Campo do Balneário, em Jacareí. A entrada é gratuita.
Para chegar na decisão, o Jacareí Rugby fez 12 jogos pelo torneio. Na primeira fase, fez parte do Grupo Sudeste, e conseguiu a terceira posição na chave com seis vitórias e quatro derrotas em 10 partidas. Na fase final, os jacarés venceram o Curitiba e o Pasteur, ambos fora de casa, para chegar na finalíssima. Por outro lado, a Poli se classificou em segundo no grupo Sudeste e passou por Desterro e Farrapos para alcançar a decisão.
Essa será a primeira vez que o Jacareí Rugby disputará uma final de torneio nacional em seus domínios. Em 2017, quando foi campeão do mesmo torneio, a decisão aconteceu em Blumenau (SC). Nas conquistas dos três brasileiros de Sevens (modalidade olímpica), as taças foram disputadas e erguidas no Rio de Janeiro, duas vezes, e em Taubaté.
Histórico entre as equipes
Jacareí e Poli já se enfrentaram por 19 vezes em toda a história. São 10 vitórias do Jacareí e nove dos politécnicos. Esse é o adversário que mais enfrentou o Jacareí Rugby em toda a história, superando o número de jogos contra o Pasteur (17) e o São José (16). O 20º duelo entre os times será o 7º no Campo do Balneário. No local, os jacarés também levam vantagem, pois venceram quatro partidas contra apenas duas dos rivais paulistanos.
Os dois times também já se enfrentaram em finais no passado. A primeira decisão foi pela Taça Tupi de 2016 (Campeonato Brasileiro da 2ª divisão), com vitória do Jacareí Rugby, no Martins Pereira, em São José dos Campos (SP), por 14 a 12. A segunda foi pelo Campeonato Paulista 2017, com derrota dos jacarés no CepeUSP por 38 a 33.
Maior plantel do Jacareí Rugby na história
Dos 17 jogos realizados neste ano, contando também o Campeonato Paulista, os atletas Carlos Rafael Moura e Leonardo Soares, atletas da base do clube, são os únicos que atuaram em todas as partidas até o momento no ano.