No sábado (15), o Jacareí Rugby vai até São Paulo (SP) para enfrentar o Pasteur pelas semifinais do Super 12, o Campeonato Brasileiro da modalidade com 15 jogadores e organizado pela Confederação Brasileira de Rugby. Para chegar nessa fase do torneio, o Jacareí Rugby bateu o Curitiba (PR) no dia 1 de outubro, fora de casa. Já o Pasteur, venceu o Charrua (RS) em casa na mesma data. A partida que define um dos finalistas do torneio será realizada no SPAC, às 14h, na capital paulista.
“O grupo do Jacareí é jovem e vivemos um importante momento de renovação, com os meninos da base conquistando seu espaço e assumindo um protagonismo fundamental nesta etapa da competição. O Pasteur vem de um ano com retrospecto positivo contra o Jacareí, no entanto, em jogos decisivos os detalhes fazem a diferença, e este está sendo o foco do trabalho para sairmos vitoriosos no final de semana”, comentou Júlio Faria, treinador do Jacareí Rugby.
Na primeira fase, o Jacareí Rugby obteve seis vitórias e sofreu quatro derrotas, somando 28 pontos na tabela de classificação. Nas quartas, o time conseguiu um triunfo sobre o Curitiba (PR) por 26 a 5 e se garantiu entre os quatro melhores do Brasil.
O mando de campo foi disputado até o último minuto de jogo. Isso porque, a decisão de quem receberia os duelos de semifinais era baseada nos resultados das quartas de final. O primeiro critério era ponto bônus e o segundo era vantagem de pontuação na vitória. O Jacareí conseguiu ter uma vantagem maior que o Pasteur em seu triunfo, pois o time paulistano venceu o Charrua por 31 a 16. Entretanto, os jacarés fizeram três tries e não conseguiram o bônus de vitória, enquanto que os rivais paulistanos obtiveram sucesso. Dessa forma, o jogo da semifinal entre Pasteur e Jacareí será realizado em São Paulo (SP).
Neste ano, Jacareí e Pasteur já se enfrentaram por duas vezes, com duas vitórias do time paulistano. O time da capital é o único que o Jacareí enfrentou no ano e não conseguiu triunfar até o momento. Na história, as duas equipes já se encontraram por 16 vezes com 5 vitórias do Jacareí e 11 derrotas. A última vez que estiveram em um mata-mata, Jacareí levou a melhor pelas quartas de final do Super 16 de 2018.
Jacareí Rugby tem convocados no Feminino e no Masculino para Seleção Brasileira de XV
O Jacareí Rugby tem cinco atletas convocados para as seleções masculinas e femininas de XV. Com o masculino, Levy Marinho, Gabriel Henrique Oliveira e Matheus Augusto foram chamados pelo treinador interino Josh Reeves para o Americas Rugby Trophy. Já no feminino, Raissa Andraus e Giovanna Pires foram chamadas pelo treinador sul-africano Arnu Koch Southey para camp feminino.
Os homens entram em campo nos dias 16 e 26 de outubro com a Seleção Brasileira de Rugby XV em Mogi das Cruzes (SP). O Brasil enfrentará as equipes do Chile e do Canadá em um torneio triangular chamado Americas Rugby Trophy. A competição realizada no estádio Nogueirão contará com três atletas do Jacareí Rugby.
Essa não é a primeira convocação do trio, que esteve recentemente com a seleção em duelos no Chile e na Colômbia. No caso de Matheus Augusto, também nos Jogos Sul-Americanos 2022, em Assunção.
Por outro lado, é a primeira vez que Raissa Andraus e Giovanna Pires são chamadas para integrar a equipe adulta feminina da Seleção Brasileira de XV. O Camp da Seleção acontece no NAR – Núcleo de Alto-Rendimento de São Paulo, entre os dias 14 e 16 de outubro.
Jogos Sul-Americanos 2022 – Com três atletas do Jacareí Rugby, O Brasil 7s ficou em quarto lugar no torneio realizado no Paraguai. Participaram dos jogos os jogadores: Lucas Drudi, Matheus Cruz e Matheus Augusto.
SESI Jacareí Rugby vence Liga Treinamento em duas categorias em Sertãozinho (SP)
Os jovens de 12 a 15 anos do SESI Jacareí Rugby viajaram no fim de semana para Sertãozinho (SP) para a disputa da Liga Treinamento, evento do SESI para promover a integração de várias unidades paulistas. No rugby, as equipes da cidade foram campeãs no Masculino e no Misto, e vice-campeãs no Feminino. As disputas aconteceram no dia 8 de outubro.
Ao todo, os jacarés viajaram para o torneio de Touch Rugby com uma delegação com 12 meninos, 12 meninas, dois treinadores e três árbitros. Os atletas do clube são contemplados pelo projeto Rugby Além das Fronteiras, com incentivo da Cebrace. Além disso, as unidades participantes são atendidas pelo programa Vem Pro Rugby, da Confederação Brasileira de Rugby.
No Masculino foram quatro jogos com três vitórias e um empate. No Misto, quatro vitórias em quatro partidas. No Feminino, dois jogos com uma vitória e um empate. Os jogos aconteceram em campos de grama sintética. Na competição de drop goal, Vinícius do SESI Jacareí também foi campeão na disputa masculina.
“Excelente iniciativa do SESI quanto à proposta de competição, possibilitando muita interação entre unidades e modalidades. A inserção do rugby nesta edição é um marco que consolida o fomento da modalidade dentro da instituição”, comentou Júlio Faria, do departamento de torneio e desenvolvimento da Brasil Rugby e treinador do Jacareí Rugby adulto masculino.
Resultados
Masculino – Campeão
SESI Jacareí 6 x 0 SESI Taubaté
SESI Jacareí 2 x 1 SESI Osasco
SESI Jacareí 1 x 1 SESI Indaiatuba
SESI Jacareí 3 x 0 SESI Campinas
Feminino – Vice-Campeão
SESI Jacareí 0 x 0 SESI Indaiatuba
SESI Jacareí 3 x 0 SESI Campinas
Misto – Campeão
SESI Jacareí 2 x 1 SESI Taubaté
SESI Jacareí 6 x 1 SESI Osasco
SESI Jacareí 6 x 0 SESI Indaiatuba
SESI Jacareí 4 x 2 SESI Taubaté