Foto: PMJ
Jacareí, por meio da Diretoria de Sustentabilidade e Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente & Zeladoria Urbana, em parceria com o IFSP – Instituto Federal de São Paulo – Campus Jacareí e o Metamorphosis Transformando, está com inscrições abertas para a quarta turma do curso de “Formação de Agente em Educação Ambiental” (clique aqui para acessar o edital).
No total, são 50 vagas disponíveis, por meio de processo seletivo, e as aulas serão na modalidade híbrida, com carga horária de 60h. O curso é gratuito e para participar, é necessário ter concluído o ensino técnico ou superior, em qualquer área. As inscrições estão abertas até 4 de março (clique aqui para se inscrever).
“Vamos para a quarta turma, formando agentes capazes de planejar, criar e colocar em prática ações sustentáveis, em especial aquelas apontadas pelo ProMEA, o nosso Programa Municipal de Educação Ambiental. Este ano, conseguimos ampliar o número de vagas para atender a demanda, mas mesmo assim elas acabam rápido”, explica Carolina Xavier, diretora de Sustentabilidade e Educação Ambiental de Jacareí.
As aulas acontecerão às terças-feiras, das 19h às 22h, no período de 12 de março a 25 de junho. A carga horária do curso respeitará a seguinte distribuição: 65% para apresentações de conteúdo teórico em modo síncrono (Ambiente Virtual de Aprendizagem); 25% de conteúdo assíncrono (leituras e trabalhos) e 10% em visitas técnicas (presenciais).
“Vale destacar que é necessário o mínimo de 75% de frequência para receber a certificação. E as aulas não são gravadas para que, mesmo no virtual, seja um encontro coletivo, de troca e aprendizado”, reforça Carolina, sobre a eficiência do método.
Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone (12) 3953-6822 junto ao Núcleo de Educação Ambiental, ou diretamente no site do IFSP https://jcr.ifsp.edu.br/, responsável pelas inscrições e matrículas.
Lei da Inovação
Criado em julho de 2017, o programa de incentivo à inovação científica, tecnológica e sustentável de São José, também conhecido como Lei da Inovação, prevê o recebimento de projetos inovadores para avaliar e testar a aplicação das propostas.
Uma das condições exigidas pela lei é que os projetos devem otimizar as obras e os serviços públicos resultando em benefício para a população.
Entre os projetos já implantados através da Lei da Inovação, está o dispensário eletrônico de medicamentos, amplamente aprovado pelos pacientes que frequentam as unidades de saúde, e os semáforos inteligentes na Avenida dos Astronautas, que utilizam tecnologia do Google Maps.