Seja bem-vindo(a) ao Trânsito Aberto

Data: 23/11/2024

Fonte de dados meteorológicos: Wetter 30 tage

23/11/2024 09:55

Janeiro Branco promove saúde mental em 2022

Com o objetivo de estimular a ampliação dos cuidados com a saúde mental e emocional da população, a Prefeitura de São José dos Campos tem realizado ações, por meio da campanha Janeiro Branco, nos equipamentos públicos que integram a rede de assistência e de proteção social.

Desde o início do mês, as equipes estão desenvolvendo uma série de atividades com a finalidade de orientar os munícipes sobre a importância de manter a mente ativa e expressar os sentimentos de forma saudável, especialmente neste período de pandemia da covid-19.

O trabalho é desenvolvido nas unidades do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e Creas (Centro Especializado de Referência de Assistência Social), nas quatro Casas do Idoso (Centro, Sul, Leste e Norte) e nos abrigos municipais.

Nesta quinta-feira (20), a Casa do Idoso Norte promoveu roda de conversa e oficina artística com 30 usuários dos serviços do Centro de Convivência e Centro Dia.

O bate-papo multidisciplinar teve a participação de diversos profissionais que atuam na unidade – assistente social, psicólogo, enfermeiro e professor de educação física –, cada um falando das contribuições da respectiva área para garantir e melhorar a saúde mental e emocional da sociedade.

Na oficina artística, os idosos aprenderam a fazer uma flor branca, que levaram para casa para guardar ou entregar a um familiar, amigo ou vizinho e replicar o que aprendeu sobre o tema.

Todas as ações seguem as recomendações do Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus, com distanciamento social e uso de máscara e álcool em gel.

Janeiro Branco

Conhecimentos adquiridos serão reproduzidos nos lares

Conscientização

Frequentadoras assíduas da Casa do Idoso Norte, Maria Neiva Rosa, 73 anos, e Benedita Donizetti Campos, de 60, elogiaram a iniciativa da Prefeitura.

“Este trabalho de conscientização é fundamental para estarmos sempre bem e, com certeza, vai ajudar muita gente. Sempre tive a mente boa, graças a Deus. Depois que comecei a frequentar a Casa do Idoso todo dia, me sinto ainda melhor”, afirmou Maria Neiva.

“Estas atividades e rodas de conversa são muito úteis. Aprendi bastante e vou levar estes conhecimentos para meus filhos, netos e amigos. É muito importante estarmos sempre ativos”, disse Benedita.

Janeiro Branco

Flores brancas foram confeccionadas na oficina artística

Janeiro Branco

A campanha Janeiro Branco é realizada em todo o país. O principal objetivo é chamar a atenção para as questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional das pessoas.

É realizada em janeiro porque no primeiro mês do ano, em termos simbólicos e culturais, as pessoas estão mais propensas a pensar em suas vidas, em suas relações sociais, em suas condições de existência, em suas emoções e em seus sentidos.

E, como em uma “folha ou em uma tela em branco”, todas as pessoas podem ser inspiradas a escrever ou reescrever as próprias histórias de vida.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), a ansiedade afeta 18,6 milhões de brasileiros e os transtornos mentais são responsáveis por mais de um terço do número de pessoas incapacitadas nas Américas.

Mente saudável – Janeiro Branco

• Tenha pequenos momentos de lazer que tragam satisfação

• Tome cuidado com as cobranças digitais

• Separe o lazer do trabalho e não fique online o tempo inteiro

• Cuide do sono e escolha ambientes escuros para dormir

• Identificar os sinais de que saúde mental não vai bem é o primeiro (e fundamental) passo: alguns deles são perda de prazer em atividades de que você gosta, alterações no sono e apetite e grande dificuldade de concentração

• Procure ajuda médica sempre que necessário e não tente resolver tudo sozinho: o SUS (Sistema Único de Saúde) oferece atendimento nas UBS (Unidades Básicas de Saúde), nos CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) e nos ambulatórios de saúde mental

• Se você não conseguir criar vínculo com o primeiro psicólogo que te atender, não desista: o vínculo é importante para o tratamento e é possível conseguir isso com outro profissional ou outra abordagem terapêutica

• Por outro lado, trabalhe as expectativas: não é sempre que o paciente sai sorrindo da sessão nem há fórmula mágica e rápida, pois se mexe com feridas emocionais profundas

• Se for necessário fazer uso de medicação, seja paciente, pois o resultado não é imediato e pode ser que você não se adapte ao primeiro remédio (comunique isso a seu médico e persista)

• O paciente precisa ser ativo no processo de melhora: ele e os profissionais de saúde são uma equipe

Fotos: Divulgação/ PMSJC.

Veja também