Seja bem-vindo(a) ao Trânsito Aberto

Data: 24/11/2024

Fonte de dados meteorológicos: Wetter 30 tage

24/11/2024 22:38

Empreendedor joseense traz startup de Singapura ao maior evento de inovação do país

Radicado em Singapura desde 2019, o empreendedor brasileiro Patrick Teyssonneyre, de 46 anos, CEO e co-fundador da Xinterra, participa da Conferência Anpei de Inovação, de 30 de novembro a 1o. de dezembro, em Campinas, trazendo ao Brasil cases de sucesso dessa startup, pioneira no uso combinado de experimentação rápida e inteligência artificial no ramo de materiais.

É um passo estratégico.

A conferência da Anpei (Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento de Empresas Inovadoras), que chega este ano à sua 20a. edição, é o maior evento dedicado à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do país, e deve atrair 3.000 participantes, entre representantes de grandes empresas, governo, instituições de fomento, investidores, empreendedores e profissionais de diversas áreas ligadas à inovação. O tema da conferência é “Desenvolvimento Sustentável Inovador: um círculo virtuoso”.

O tema sustentabilidade, além de ser um valor corporativo, está no próprio nome da startup: “xin” é novo em chinês; “terra” é planeta, território, em português; e a fusão das duas palavras, “xinterra”, resulta em “novo planeta”, global, sustentável. “Nosso objetivo é apoiar empresas que estejam desenvolvendo novos materiais, inovadores e mais competitivos, sempre com foco em sustentabilidade. Queremos deixar, como legado, um planeta muito mais sustentável ambientalmente”, disse Patrick Teyssonneyre.

Na lista de palestrantes da conferência, o CEO da startup Xinterra vai estar ao lado de nomes relevantes no mercado de inovação, tecnologia e negócios, como Luiza Helena Trajano, presidente do conselho do Magazine Luiza e presidente do Grupo Mulheres do Brasil; Rafael Navarro, líder global de Gestão do Conhecimento da Braskem; Marcos Gurgel, diretor de Inovação do iFood; e Carlos Meirelles, diretor-presidente do Sebrae Nacional. E, no evento, a Xinterra estará ao lado de empresas como a Embraer, Braskem, Johnson Controls, Cristalia, Ericsson e 3M, pontas-de-lança no ecossistema de P&D voltado à inovação e sustentabilidade.

O evento de 2022 marca a volta da programação presencial da conferência de startups, que fica mais favorável à troca de experiência e networking. Durante o processo de chamada do evento, a associação teve contato com quase 70 cases de sucesso, dos quais 24 foram selecionados, como mais inovadores, para estar na conferência. Eles estarão em um dos cinco palcos de palestras e debates do evento.

“Nosso objetivo é fortalecer e expandir a base de clientes que já temos no Brasil, dando uma maior visibilidade à Xinterra, e não há palco melhor para isso que a Conferência Anpei. É uma oportunidade única de acessar a maior concentração de empresas de base de manufatura e materiais, super-inovadoras, no mesmo lugar e ao mesmo tempo”, disse.

Empreendedor, investidor anjo e executivo sênior com mais de 20 anos de experiência, Teyssonneyre é CEO da Xinterra desde a sua criação. Ele teve contato com o mercado de startups quando atuou na Braskem, empresa onde trabalhou por 18 anos e foi diretor global de Tecnologia e Inovação. Bacharel em Engenharia de Materiais pela UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), MBA pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) e, posteriormente, pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachuesetts), Teyssonneyre liderou o desenvolvimento de tecnologias, produtos e aplicações com sucesso comercial na indústria química e de materiais.

E essa história de inovação e sucesso teve início em São José dos Campos, onde Patrick Teyssonneyre passou a sua juventude. A cidade, considerada “capital da tecnologia”,  com seus centros de excelência, como Embraer, Inpe e DCTA, inspirou o adolescente a se interessar pela ciência do conhecimento. “São José dos Campos foi determinante pela minha paixão pela tecnologia”, disse.

Tempo

O trabalho da Xinterra visa acelerar, tornar mais rápido, e, por tabela, menos oneroso e mais disruptivo, o processo de pesquisa e desenvolvimento de materiais, por meio da inteligência artificial e das experimentações aceleradas. Com isso, por exemplo, o processo de desenvolvimento de uma tinta para isolamento térmico, usada em aplicações em baterias de carros elétricos, teve seu tempo “encurtado” de sete para um mês, com um grau de eficiência maior do que o esperado inicialmente. Outro exemplo foi baratear em 20% a produção de um componente químico usado na indústria da construção civil, bem acima de meta inicial de 5%.

No rol de clientes da startup estão empresas dos setores de celulose, cosméticos, polímeros, tintas, coatings e indústrias químicas, entre outros.

Serviço – Conferência de startups

Evento: 20a. Conferência Anpei de Inovação. Tema: “Desenvolvimento Sustentável Inovador: um círculo virtuoso”. Data: 30 de novembro e 1o. de dezembro. Local: Centro de Convenções Royal Palm Hall, Campinas (SP). Inscrições e Informações no site: https://anpei.org.b/conferencia-2022/

Fotos: Divulgação Startups.

Veja também