Seja bem-vindo(a) ao Trânsito Aberto

Data: 20/09/2024

Fonte de dados meteorológicos: Wetter 30 tage

20/09/2024 12:28

Ladrões de Gado presos em São José dos Campos

Acionada por funcionários polícia chegou a tempo de impedir a ação dos ladrões de gado

Ladrões de Gado dirigindo várias carretas invadiram a Granja Itambi, situada em São José dos Campos, no início da Rodovia dos Tamoios, com objetivo de roubar o gado pertencente a proprietários da região.

Cerca de cento e cinquenta cabeças de gado estavam sendo embarcadas em carretas quando funcionários acionaram a Polícia, as viaturas foram até o local e conseguiram evitar que os ladrões de gado fugissem com os animais, realizando a prisão em flagrante.

Ladrões de Gado
Policia Militar foi acionada e agiu

Os envolvidos estão na Delegacia do Bairro 31 de Março, fazendo o registro da ocorrência:

“Prenderam os motoristas dos caminhões, mas a Polícia civil precisa investigar para por fim a este esquema criminoso em nossa região”, disse um funcionário da Granja.

O roubo de animais em confinamento e em pastos, tornou-se uma prática em vários estados brasileiros.

Ladrões de Gado: Em junho, doze foram presos em operação contra roubo de gado e venda de carne clandestina na região

No Vale do Paraíba a polícia vem investigando e em junho deste ano prendeu várias pessoas.

A Polícia Civil chegou a prender 12 pessoas envolvidas em um esquema de roubo e furto de gado no Vale do Paraíba durante a operação “Gado do Vale”, realizada entre 17 e 23 de junho.

Os resultados após a conclusão dos mandados de busca, que foram cumpridos em seis cidades: Igaratá, Santa Branca, Jacareí, Taubaté, Pindamonhangaba e Caçapava.

A operação na época foi realizada pela 4ª Delegacia Divecar (Investigações sobre Fraudes Contra Seguros) e recuperou mais de 500 bovinos, que estão sendo devolvidos aos donos.

O grupo agia invadindo propriedades rurais e agia de forma violenta durante os roubos. De acordo com a polícia, eles invadiam as propriedades rurais, amarravam e ameaçavam as vítimas, inclusive crianças. Os animais roubados eram usados para manter o esquema de venda da carne, feita em estabelecimentos clandestinos, para lavagem de dinheiro.

Cerca de 25 policiais atuaram na operação, que teve de fazer buscas em mata por criminosos que tentaram fugir das propriedades. A polícia não informou quantos foram presos em cada cidade.

Os animais, assim como equipamentos agrícolas, eram roubados ou furtados pelos criminosos. Os animais eram abatidos em matadouros clandestinos, sem condição nenhuma de higiene, e a carne comercializada junto a frigoríficos. Os insumos agrícolas acabavam recebendo documentação falsa e eram revendidos.

A investigação ainda tenta descobrir quem revendia os produtos.

Ladrões de Gado: Em agosto dupla suspeita de roubo de gado foi presa em Taubaté e Caçapava

No final de agosto dois homens foram presos como suspeitos de participarem de roubos de gado em cidades do Vale do Paraíba. As prisões foram feitas em duas cidades: Caçapava e Taubaté.

Segundo a Polícia Ambiental, os suspeitos fazem parte de uma quadrilha especializada em roubar gado. A investigação da equipe descobriu que o grupo monitora propriedades rurais e as invade quando os donos não estão. Caso houvesse alguém na propriedade, o grupo rende as vítimas com violência.

A quadrilha de ladrões de gado especializadas neste tipo de roubo é responsável por crimes em Caçapava, Jacareí, Pindamonhangaba, Santa Branca e Igaratá. A polícia calcula que, mais de 300 cabeças de gado foram levadas pela quadrilha nas ações e revendidas ilegalmente.

No final de agosto as equipes se dividiram e foram até o bairro Nova Caçapava, em Caçapava, e no Pinheirinho, em Taubaté, onde cumpriram dois mandados de prisão. Ainda não se sabe se os homens presos tem participação ativa na quadrilha.

Os ladrões de gado prestaram depoimento, nas delegacias das cidades onde foram presos.

A quadrilha segue sendo investigada e a polícia civil ainda não divulgou novas informações sobre o caso.

 

Veja também