18/05/2024 09:22

Linha 119 (Colonial / Jardim Aquarius) terá uma alteração no trajeto a partir de segunda-feira

linha

A Linha 119 (Colonial / Jardim Aquarius) terá uma alteração no trajeto a partir de segunda-feira (18) e passará a atender a rua Rodrigo Reis Tuy em todas as viagens no sentido bairro. A mudança irá melhorar o atendimento e dar mais uma opção aos usuários do transporte público que ficam próximos da via.

Atualmente, a linha 319 passa pela avenida Jorge Zarur e acessa a avenida Florestan Fernandes e viaduto Kanebo no sentido bairro, sem passar pela rua Rodrigo Reis Tuy.

O ponto da rua Rodrigo Reis Tuy, que já é atendido pela linha 313 (Terminal Central / Jardim Aquarius), fica em frente ao colégio Objetivo, e também é um importante ponto de embarque e desembarque dos usuários do transporte público que trabalham no Jardim Aquarius.

Com a alteração, os usuários poderão utilizar a linha 119, que em seu trajeto trafega em toda a extensão da Estrada Velha, um dos principais corredores do transporte público, com passagem por vários bairros da região sul, como o Jardim América, Parque Industrial, Jardim Oriente, Jardim Morumbi e Jardim Colonial.

Melhorias no atendimento

A operação do transporte público durante a pandemia é organizada em uma ação conjunta entre a Prefeitura de São José dos Campos, empresas que operam o serviço e o Sindicato dos Condutores do Vale do Paraíba.

Desde o início da pandemia, março de 2020, foram realizadas mais de 510 alterações operacionais em diversas linhas do sistema para melhorar o atendimento aos usuários.

linha

Taubaté

Um grupo que atua na Secretaria de Mobilidade Urbana da Prefeitura de Taubaté esteve em São José dos Campos para conhecer o controle operacional do trânsito realizado pela Prefeitura. A cidade tem recebido visitas de técnicos de diversas prefeituras do país que vêm para São José buscar referências na área de mobilidade urbana.

A visita foi iniciada na sede da Secretaria de Mobilidade Urbana de São José dos Campos, onde o grupo conheceu a estrutura da pasta e os principais projetos e ações. Na sequência, a equipe foi até a Divisão de Operações de Mobilidade, base dos agentes, e no CSI (Centro de Segurança e Inteligência), referência nacional de integração, inovação e tecnologia e que reúne várias secretarias e as principais forças de segurança.

No CSI, onde está sediado o DCO (Divisão de Controle Operacional), o grupo conheceu os procedimentos e protocolos realizados pela Prefeitura de São José dos Campos para o controle e monitoramento do trânsito, incluindo o transporte público.

“O motivo da visita foi conhecer as boas práticas de São José e principalmente a parte operacional, como vocês realizam os procedimentos e protocolos, a utilização do aplicativo Waze”, contou Queila Matarazzo, diretora de trânsito de Taubaté.

“Também vimos como tem sido a gestão da Zona Azul, o projeto da Linha Verde que irá integrar o transporte público, os cursos de formação dos agentes”, comentou Queila que esteve acompanhada dos agentes de trânsito de Taubaté, Alexandro de Oliveira, Luiz Adriano Ciriaco e Marco Aurélio de Jesus, e do fiscal de transporte público, Flávio Garcia Duarte. “A visita foi muito legal e produtiva, foi possível compartilhar muitas informações”, concluiu.

linha

Conselho de Segurança

Com o objetivo de ampliar a aproximação com a população para discussão e implementação de melhorias, a Prefeitura de São José dos Campos deu posse aos novos membros do Conselho Municipal de Segurança.

São 21 titulares e 21 suplentes de órgãos públicos, forças de segurança como a Guarda Civil Municipal, a Polícia Militar e a Polícia Civil, e entidades da sociedade civil organizada, como a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e ACI (Associação Comercial e Industrial). O mandato é de dois anos.

A Prefeitura é representada por integrantes das secretarias de Proteção ao Cidadão; Apoio Social ao Cidadão; Educação e Cidadania; Mobilidade Urbana; e Apoio Jurídico.

Também foram empossados membros dos cinco Consegs (Conselhos de Segurança) do município, do Conselho Tutelar e de conselhos municipais, como o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente); o Comus (Conselho Municipal de Saúde) e o Comad (Conselho Municipal de Atenção às Drogas.

O Conselho Municipal de Segurança é um órgão consultivo que tem como principal objetivo discutir ações e medidas para melhoria da segurança pública no município.

Entre as principais funções estão desenvolvimento de estudos, debates e pesquisas, realização de campanhas que estimulem a participação da sociedade em projetos e programas, recebimento de sugestões da comunidade, apoio às ações desenvolvidas por órgãos governamentais ou não e promoção de entendimentos com organizações e instituições afins, entre outras.

 

Gostou do conteúdo, compartilhe agora mesmo!

Leia também

Veja também