Seja bem-vindo(a) ao Trânsito Aberto

Data: 20/09/2024

Fonte de dados meteorológicos: Wetter 30 tage

20/09/2024 11:40

Linha Verde interdita vias na região sul de São José

Por conta das obras da Linha Verde, corredor sustentável que está em construção em São José dos Campos, dois locais na região sul da cidade terão interdições a partir da próxima segunda-feira (6), para serviços de drenagem, execução de pavimento, readequação viária e construção de uma Estação do corredor (mapas abaixo).

A rua Itabaiana terá uma interdição total entre as ruas Abaré e Bacabal, para a execução de drenagem, pavimento rígido e conformação de guias e canteiro. Não há imóveis no trecho interditado.

O desvio no sentido Centro será realizado acessando a rua Abaré, travessa Claudina Vieira da Silva Braz, rua Bacabal e retornando à rua Itabaiana. Já o desvio no sentido bairro será realizado pela rua Bacabal, travessa Carlos Augusto Mota, rua Abaré e retornando à rua Itabaiana.

Linha Verde

Desvios

Os motoristas que seguem no sentido rua Caravelas, poderão seguir até o final da rua Bacabal para acessar a via.

Outro trecho que será interditado é o acesso da av. Leonor de Almeida Ribeiro Souto para a pista expressa da SP-66 (Estrada Velha). No local, será feito uma adequação viária para a construção de uma estação da Linha Verde.

Com isso, todo o trânsito será desviado para a av. Manuel Vieira, com a possibilidade de retorno no cruzamento com a rua José de Campos, para acessar a rua Candeias. Outra opção é acessar a av. Feira de Santana ou seguir sentido Anel Viário pela SP-66.

A rota sugerida para caminhões e outros veículos pesados é seguir pela av. Manuel Vieira, realizar o retorno no cruzamento da rua José de Campos, acessar a rua Candeias e seguir até a rua Caravelas.

Devido à interdição da rua Ibicaraí, o acesso da Faculdade Anhanguera será feito acessando a rua Catu, rua Caravelas, SP-66, realizando o retorno para o sentido Centro até acessar a av. Manuel Vieira. A previsão é que as interdições tenham duração de 40 dias.

Linha Verde

Interdição Acesso av. Leonor de Almeida

Linha Verde

Linha Verde, o que é?

A Prefeitura de São José dos Campos lançou o projeto Linha Verde, iniciativa inédita de desenvolvimento urbano. O plano prevê a criação de um corredor sustentável para interligar as regiões sul e leste — as mais populosas da cidade – bem como a região central, tornando o município mais dinâmico, compacto e inclusivo. Ao longo do trajeto serão 11 estações.

A Linha Verde, feita sob medida para atender aos modernos conceitos de planejamento urbano e em consonância com as diretrizes do Plano Diretor, vai facilitar o acesso a serviços e estimular o desenvolvimento econômico ao longo de sua extensão.

O projeto utilizará até 31% da faixa pertencente à ISA CTEEP (Companhia Paulista de Transmissão de Energia Elétrica S/A). A desapropriação foi realizada por meio de troca de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).

Linha Verde

O eixo sustentável vai contribuir para a criação de novas centralidades, estimulando o crescimento do setor imobiliário, aquecendo a economia e gerando empregos com a expansão de novos empreendimentos, além de interligar alguns dos principais centros comerciais da cidade, caso de CenterVale Shopping, Vale Sul Shopping e Shibata Supermercados.

A Linha Verde também vai beneficiar os estudantes, que frequentam diariamente as universidades instaladas ao longo do trajeto, Anhanguera e Anhembi-Morumbi.

O distrito industrial Chácaras Reunidas e o Centro Empresarial Eldorado terão acesso mais facilitado, beneficiando trabalhadores e o setor produtivo do município.

Mobilidade

O Linha Verde também vai abranger a área de mobilidade urbana. Pelo corredor, irá circular o transporte rápido de massa, que irá garantir modernidade, agilidade e conforto no serviço de transporte público oferecido à população.

Eixos

A Linha Verde está apoiada eixos fundamentais:

Desenvolvimento Urbano e Centralidades

O corredor tornará a cidade mais compacta, facilitando o acesso a serviços e estimulando o desenvolvimento econômico entre as regiões sul e leste.

TRM (Transporte Rápido de Massa)

O novo modelo, inspirado nos modelos mais avançados do mundo, une modernidade, conforto e agilidade no serviço de transporte público oferecido à população.

Sustentabilidade

A Linha Verde vai promover o desenvolvimento urbano e econômico, preservando o meio ambiente. Nos trechos de implantação o corredor será em concreto, as calçadas serão feitas com elementos permeáveis e a iluminação será em LED alimentada por sistema fotovoltáico on-grid. Também será feita a ampliação da arborização ao longo de todo o traçado.

Veja também