Foto: Divulgação
Balanço divulgado pelo Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar) mostra que entre os dias 5 e 7 de janeiro foram registradas 59 ocorrências de afogamento nas cidades de São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba, com 76 vítimas salvas. Os dados de Ilhabela não foram divulgados. Duas pessoas morreram em Ubatuba no fim de semana.
A Prefeitura de São Sebastião avaliou que os dados são positivos e reforçou a parceria com o GBMar na contratação de 60 guarda-vidas temporários (GVTs) para atuarem nas praias do município até o dia 18 de fevereiro, após o Carnaval. Junto com os bombeiros militares e Guarda-Vidas por Tempo Determinado (GVTD), contratado pelo Estado, eles atuam nas praias da Cigarras, Arrastão, Praia Grande (Balneário dos Trabalhadores), Barequeçaba, Guaecá, Santiago, Paúba, Maresias, Cambury, Juquehy e Barra do Una.
Ainda segundo a prefeitura, importante que os banhistas fiquem atento às condições das praias, evitando entrar nas correntes de retorno, geralmente sinalizada com a marcação de ‘Perigo’, não nadar após ingestão de bebida alcoólica ou comer muito, tomar cuidado com as costeiras e lembrar do lema dos GBMar: ‘água no umbigo, sinal de perigo”.
Confira o balanço do fim de semana divulgado pelo GBMar
PB-31 Caraguatatuba:
Ocorrências de afogamento: 2
Vítimas salvas: 2
Prevenções: 4.321
PB-32 São Sebastião:
Ocorrências de afogamento: 41
Vítimas salvas: 56
Prevenções: 10.500
PB-33 Ubatuba:
Ocorrências de afogamento: 16
Vítimas salvas: 18
Óbito : 2.
Prevenções: 10.873