Seja bem-vindo(a) ao Trânsito Aberto

Data: 06/10/2024

Fonte de dados meteorológicos: Wetter 30 tage

06/10/2024 11:26

Litoral Norte tem mais de 20 praias impróprias para banho

Foto: Divulgação

O Instituto Climatempo aponta um fim de semana ensolarado, sem chuvas e com temperaturas elevadas no litoral norte. No domingo (12), as máximas podem atingir os 37 graus na região, incentivando um possível banho de mar para se refrescar. No entanto, surge uma dúvida sobre a qualidade das praias para esse propósito.

Conforme o boletim semanal da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) divulgado nesta quinta-feira (9), mais de 20 praias no litoral norte paulista estão definidas como impróprias para banho (bandeira vermelha). A seguir, detalhamos a situação de cada cidade:

Ubatuba: Praias do Lázaro, Perequê-Mirim, Santa Rita, Iperoig, os trechos monitorados pela Cetesb na praia de Itaguá e o rio Itamambuca exibem bandeira vermelha. Todas as outras praias, incluindo a Ilha Anchieta, estão definidas como próprias (bandeira verde).

Caraguatatuba: Martim de Sá, Centro, Indaiá, Palmeiras, Prainha e o trecho próximo ao rio Tabatinga, na praia de Tabatinga, estão impróprios para banho. No entanto, as demais praias da cidade estão com bandeira verde.

São Sebastião: Praias do Arrastão, São Francisco, Pontal da Cruz, Deserta e Porto Grande estão sinalizadas com bandeira vermelha. Todas as outras, inclusive da Costa Sul, são consideradas próprias para banho.

Ilhabela: As praias do Pinto, Siriúba, Viana e Itaguaçu estão impróprias para banho, enquanto as demais praias da cidade-arquipélago mantêm a bandeira verde da Cetesb.

A Cetesb aconselha evitar o banho em águas do mar especiais como impróprias, especialmente após chuvas intensas e em áreas próximas a canais, córregos e rios que deságuam no mar. Além disso, desencoraja a ingestão de água do mar. A instituição destaca que crianças, idosos e indivíduos com baixa imunidade são mais suscetíveis a desenvolver doenças ou infecções após nadar em águas contaminadas. A gastroenterite é a doença mais comumente associada à água do mar poluída, enquanto infecções nos olhos, ouvidos, nariz e garganta também podem ocorrer.

Veja também