25/05/2024 12:04

Live comemora Dia da Água e manutenção de nascentes

Para marcar o Dia Mundial da Água, celebrado nesta segunda-feira (22), e em comemoração aos 15 anos do Programa Revitalização de Nascentes, a Prefeitura de São José dos Campos realiza a Semana da Água de 22 a 25 de março.

Em função da pandemia, as comemorações da Semana da Água deste ano não contarão com eventos presenciais, mas somente online.

Encontro virtual

A abertura da Semana da Água se dará nesta segunda-feira (22), às 14h, por meio das redes sociais oficiais da Prefeitura, com a live comemorativa dos 15 anos do Programa Revitalização de Nascentes.

Durante o evento, ocorrerá o lançamento do livro “As nascentes e a cidade: um olhar para São José dos Campos”, fruto da parceria entre a Prefeitura de São José dos Campos e o Instituto de Ciências e Tecnologia/Unesp.

Nossa Nascente

O evento contará ainda com a divulgação do Decreto Municipal 18.748/21, que institui o subprograma “Nossa Nascente”, que tem a intenção de estabelecer parcerias com instituições interessadas em boas práticas ambientais, como a adoção de nascentes.

Revitalização de nascentes

Já foram recuperadas 35 nascentes em vários locais do município

O Programa Revitalização de Nascentes está restaurando, desde 2006, 35 nascentes em áreas públicas urbanas do município com o plantio de mudas de árvores nativas da nossa região para recompor a mata das APPs (Áreas de Preservação Permanente). Desde então, ao menos 50 mil árvores nativas já foram plantadas, recompondo 230 mil metros quadrados de área de proteção ambiental. A iniciativa permite ainda importante trabalho de educação ambiental com ampla participação da rede municipal de ensino.

O programa engloba nascentes que contribuem para a formação do Rio Paraíba do Sul, cujas águas chegam a aproximadamente 18 milhões de habitantes das cidades situadas ao longo do Vale do Paraíba, Grande São Paulo e Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Semana da Água

Além dos eventos previstos para o dia 22, ao longo da semana outras iniciativas marcarão a reflexão sobre a importância do tema para a população.

Por meio da Divisão de Educação Ambiental, do Departamento de Gestão Ambiental, da SEURBS, várias escolas e áreas publicas receberão novos plantios de pomares de frutas nativas, hortas e agricultura urbana. Os locais e  datas estarão disponíveis posteriormente no site da Prefeitura, conforme flexibilização do Plano São Paulo de prevenção à covid-19.

Será realizada ainda uma live com os professores da rede municipal de ensino, promovendo diálogos sobre projetos e programas de educação ambiental fundamentais para a construção de uma cidade cada vez mais sustentável.

Também como parte da Semana da Água, a Prefeitura de São José dos Campos sediará na quinta-feira (25), o 1º Encontro de Secretários Municipais de Meio Ambiente do Vale do Paraíba promovido pela Associação de Órgãos Ambientais Municipais. Participarão do encontro secretários de outros estados.

A atividade contará com a presença do presidente da Anamma, Cláudio Scalli, do diretor executivo da RMVale, Sérgio Teodoro e demais autoridades. O evento será on-line, às 9h e o acesso será por meio do link abaixo.

Conferência online
Data: 25/3/2021, quinta-feira
Horário: 9h
Conferência pelo Google Meet, acesse aqui.

Preservação ambiental

O Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, foi estabelecido pela ONU (Organização das Nações Unidas) com a finalidade de divulgar a importância da água para a manutenção da vida na Terra. Apesar do planeta ser constituído aproximadamente por 70% de água, apenas 0,7% de toda a água do mundo é potável, ou seja, adequada para o consumo humano.

Programação

Gostou do conteúdo, compartilhe agora mesmo!

Leia também

Veja também