Mais de 250 alunos de oito escolas municipais que compareceram ao Cefe (Centro de Formação do Educador), na manhã desta terça-feira, 27, primeiro evento público do SSP23 (Studies Space Program) em São José dos Campos.
Eles tiveram oportunidade de ver o filme Perdido em Marte, com interações e comentários do físico americano Jim Green, ex-cientista-chefe da Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos.
Green foi consultor para o roteiro da superprodução, dirigida por Ridley Scott, premiada com o Globo de Ouro de melhor filme, além de sete indicações ao Oscar.
Jim Green (James Lauer Green) tem doutorado em física espacial pela Universidade de Iowa e trabalhou na Nasa até se aposentar, em 1º de janeiro de 2022. Atualmente é um dos maiores especialistas mundiais nas pesquisas para tornar o planeta Marte habitável.
“Essa é uma experiência única, foi muito incrível conversar com o Jim Green”, disse Hendrick Augusto de Barros e Silva, 14 anos, no 9º ano da Emefi Maria Antonieta Payar. “A experiência que eu tive construindo um foguete na oficina de astronomia da minha escola foi muito legal também e poder estar aqui hoje é hiper legal.”
Para Thais Gabriele da Silviera Barbosa, da mesma idade e no 8º ano da Emefi Dosulina Chaves de Andrade, a sessão de cinema também foi complementar às atividades escolares. “Antes da prova OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia), nós fizemos alguns treinamentos e discutimos curiosidades sobre o espaço”, afirmou a aluna, que participa do clube de astronomia da escola no contraturno. “Conhecer o cientista foi demais. Ele compartilhou suas experiências e contou um pouquinho para a gente de como foi participar do filme.”
Organizado pela ISU (International Space University), o SSP é considerado o maior evento de estudos espaciais do mundo, oferecendo o mais importante e completo programa de treinamento do setor.
É um programa intensivo em todas as áreas de conhecimento do espaço com duração de 9 semanas e 1.000 horas de conteúdo acadêmico.
Realizado todos os anos em um local diferente ao redor do mundo, esta será a 35ª edição do SSP e a primeira vez que terá o Brasil como sede.