03/03/2024 16:11

Mais de 54 mil viagens de resíduos da construção são monitoradas em São José

Foto: PMSJC

Mais de 432 mil m³ de resíduos da construção civil (RCC), ou seja, entulhos, foram destinados da forma correta em São José dos Campos desde janeiro desde 2023.

Foram registradas 54.392 viagens – Controles de Transporte de Resíduos Eletrônico (CTR-e) – emitidos por 110 transportadores, devidamente credenciados junto à Urbam (Urbanizadora Municipal). Esses resíduos foram destinados a 26 áreas receptoras, também credenciadas junto à empresa. O descarte incorreto é passível de multa.

Para os pequenos geradores – que produzem até um metro cúbico (1m³) de resíduos (aproximadamente uma caçamba de um veículo utilitário pequeno) em pequenas reformas – a Prefeitura de São José dos Campos disponibiliza os PEVs (Pontos de Entrega Voluntária).

Quem gera mais volume precisa contratar uma empresa cadastrada no sistema para garantir que o entulho está sendo descartado corretamente. Para se credenciar, as empresas devem acessar este link.

Grande gerador de resíduos sólidos

De acordo com Decreto 18.179/19, todo estabelecimento que gerar mais de 500 litros de resíduos comuns por dia de coleta é considerado grande gerador. A Urbam, por meio do Departamento de Coletas Especiais, orienta essas empresas para a diminuição da geração de lixo, trazendo benefícios econômicos às mesmas e, principalmente, benefícios ambientais ao planeta como um todo.

De janeiro a outubro de 2023, a Urbam coletou e destinou 8.311.680 litros de resíduos comuns de grandes geradores. Outras empresas terceiras também são contratadas pelos grandes geradores para o serviço de coleta.

Resíduos de Serviços da Saúde

A Urbam possui 1.822 geradores cadastrados no recolhimento de resíduos de serviços de saúde (RSS). A maioria possui este tipo de coleta realizada gratuitamente. Àqueles que devem ter esse serviço pago, de acordo com Decreto 18.179/19, podem optar por contratar uma das 21 empresas transportadoras terceiras devidamente credenciadas ou contratar a própria Urbam que, de janeiro a outubro de 2023, efetuou 4.512 coletas de RSS num volume total estimado de 48.712 litros de resíduos destinados corretamente.

A Urbam atua diariamente através de ações de fiscalização, monitoramento online e orientação aos munícipes e comerciantes, para que os diversos tipos de resíduos sejam corretamente destinados e tratados, um dos motivos que levou a cidade a garantir o título de Cidade Inteligente.

O Departamento de Coletas Especiais da Urbam é responsável pelas atividades de fiscalização de resíduos sólidos de construção civil, de grandes geradores (orgânicos) e de serviços de saúde, assim como por toda cadeia de geração destes resíduos, desde seus geradores, transportadores até seu destino final.

Gostou do conteúdo, compartilhe agora mesmo!

Leia também

Veja também