O Movimento Direita São José organizou uma grande manifestação em defesa da liberdade para o próximo dia 7 de setembro na cidade de São José dos Campos. Atendendo a uma convocação feita pelo presidente Jair Bolsonaro, o movimento já preparou seu trio elétrico e convida toda a população para comparecer em frente ao Parque Vicentina Aranha as 10 horas da manhã do dia 7.
A deputada estadual Leticia Aguiar (Progressistas), que é de São José dos Campos, já confirmou presença é uma das lideranças que deve discursar para os manifestantes, a expectativa dos organizadores é dobrar o número de participantes do evento do ano passado quando cerca de 5 mil pessoas (foto) fizeram uma passeata em torno do Parque na região central da cidade.
Os movimentos de rua conservadores definiram a pauta que será defendida nas manifestações do dia 7 de setembro, convocadas pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). Serão quatro pontos:
- a celebração dos 200 anos de independência do Brasil e a defesa das liberdades;
- o respeito à democracia e a todas as instituições;
- a demanda por eleições transparentes;
- e o amor ao Brasil e à Bandeira Nacional.
O entendimento dos coordenadores dos movimentos de rua é que todos os quatro pontos estão alinhados com os anseios da maioria da população, sejam apoiadores ou não de Bolsonaro. Os organizadores defendem que a pauta é democrática e afirmam que foi definida a “várias mãos” a fim de engajar a sociedade sem acalorar mais os ânimos.
A deputada Leticia Aguiar usou suas redes sociais (veja abaixo) para divulgar sua participação no evento em uma postagem com foco na liberdade: ” Liberdade de expressão é um dos pilares da democracia! A liberdade das pessoas está acima de tudo!” , declarou a parlamentar.
Segundo os organizadores do Direita São José a manifestação será pacífica e com objetivo de comemorar o Bicentenário da Independência do Brasil além da luta pela liberdade de expressão. Para o evento da próxima quarta-feira, feriado de 7 de setembro, a organização preparou Bandeirão gigante, Trio Elétrico, e boneco do Bolsonaro inflável de 6m. Estamos alinhados ao presidente, que quer uma festa democrática gigante, mas pacífica e ordeira, que defenda a família e demonstre o nosso amor pelo país sem atacar instituições.
Bolsonaro convocou manifestação de 7 de setembro
No oficialização de sua candidatura à reeleição, realizado em 24 de julho passado, o presidente Jair Bolsonaro (PL) convocou os apoiadores para um novo ato de apoio ao governo no dia 7 de setembro de 2022 – data em que o Brasil comemora 200 anos de independência.
“Nós somos a maioria, nós somos do bem, nós temos disposição para lutar pela nossa liberdade, pela nossa pátria. Convoco todos vocês agora para que todo mundo, no 7 de setembro, vá às ruas pela última vez”, disse Bolsonaro, no ginásio do Maracanãzinho, na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro.
A fim de evitar, ou ao menos mitigar, discursos com teor antidemocrático, alguns organizadores dos movimentos de 7 de setembro também contam com o apoio de Bolsonaro para que ele defenda a pauta em uma de suas tradicionais lives na internet ou em um vídeo gravado que possa ser compartilhado em grupos e nas redes sociais.
O objetivo de coordenadores é que o próprio presidente atue antecipadamente para defender os pontos da pauta e evitar discursos inflamados que, porventura, possam ser usados contra ele e sua candidatura à reeleição por opositores políticos, acusando-o de apoiar manifestações antidemocráticas.
Das mais de 300 cidades previstas a receber algum ato em 7 de setembro, as atenções estarão voltadas para o eixo Rio-São Paulo-Brasília. Até o momento, a presença de Bolsonaro está garantida apenas no tradicional desfile cívico-militar na capital federal. Mas não está descartada a possibilidade dele comparecer aos atos públicos em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. Alguns organizadores até cravam essa possibilidade, embora a campanha ainda não confirme.