O uso de máscaras no transporte público deixa de ser obrigatório, a partir desta sexta-feira (9), em toda a Região Metropolitana do Vale do Paraíba. A utilização da proteção facial era obrigatória desde o início da pandemia de Covid-19, em março de 2020.
Com essa medida do Governo de São Paulo, passageiros de ônibus podem escolher se querem ou não usar o equipamento de proteção.
A obrigação do uso de máscara no transporte público começou em maio de 2020, logo após o início da pandemia da Covid-19.
No entanto, a utilização de máscaras permanecerá obrigatória nos locais destinados à prestação de serviços de saúde, como hospitais, laboratórios e postos de saúde.
A decisão se deu após parecer do Conselho Gestor da Secretaria de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde de São Paulo, antigo Centro de Contingência do Coronavírus.
Mesmo sem a obrigatoriedade, Governo paulista segue recomendando o uso de máscara
Apesar da decisão, o governo paulista orienta que o uso opcional da máscara no transporte público continua sendo recomendado para proteção pessoal.
De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, houve queda de mais de 90% nas internações e mortes por Covid-19 no estado de São Paulo neste ano. O total de pacientes com a doença internados em Unidades de Terapia Intensiva passou de 4.091 em 3 de fevereiro para 363 agora em setembro.
Além disso, a média móvel de mortes também recuou de 288 óbitos em 9 de fevereiro para 27, no mesmo período.
Foto: Reprodução.