14/04/2024 01:51

‘Mercado do Peixe’ será inaugurado nesta sexta no Perequê em Ilhabela

Foto: PMIB

Ilhabela inaugura o ‘Mercado do Peixe’ nesta sexta-feira (22/3), às 17h, no Perequê. Com o nome de Leovaldo Barbosa dos Santos, “Seu Orlando”, o espaço visa beneficiar os pescadores artesanais, além de ser mais um atrativo no centro comercial da cidade.

O local conta com 9 boxes higiênicos, destinados à venda dos pescadores e 3 restaurantes para o preparo dos pescados, além de uma área para degustação, sanitários, locais para banho e vestiários, incluindo guarda-volumes para os moradores das Comunidades Tradicionais. “Esta obra, além de trazer um local apropriado e higiênico para a venda dos pescadores artesanais, cria mais um atrativo turístico contemplativo e gastronômico no município”, ressalta o Secretário de Obras e Planejamento Urbano, Flávio Miranda.

Todos os boxes e restaurantes serão destinados a pescadores e comerciantes, mediante a chamamento, e seguindo alguns pré-requisitos, como ser caiçara e estar com seu cadastro atualizado junto à Secretaria das Comunidades Tradicionais, Pesca e Agricultura.

Reunião Pública

A Secretaria das Comunidades Tradicionais, Pesca e Agricultura realizou, na última terça-feira (19/3), uma reunião pública no Auditório do Paço Municipal, com o intuito de oportunizar a participação do público em geral, dando ênfase às sugestões e apontamentos trazidos pelos pescadores e comerciantes de pescados atuantes no município. Além disso, na reunião foi apresentado aos moradores, comerciantes e especialmente aos pescadores, todo o planejamento da administração a respeito da operação do Mercado do Peixe.

Na pauta estava a apresentação dos boxes disponíveis, a instalação de uma câmara frigorífica para armazenamento de gelo e a necessidade de elaboração de chamamento público (uma espécie de concorrência pública), que visa oportunizar a participação dos pescadores e dos comerciantes em igualdade de condições no certame público. Por fim, foram explicadas as exigências legais acerca da documentação exigida para participação no certame público de escolha dos concorrentes.

Homenageado

Leovaldo Barbosa dos Santos, conhecido como “Seu Orlando”, nasceu em Ilhabela em 1920 e foi servidor público na Câmara Municipal durante 22 anos. Como caiçara, dedicou-se à pesca por décadas, sustentando sua família e compartilhando com aqueles que mais precisavam.

Gostou do conteúdo, compartilhe agora mesmo!

Leia também

Veja também