Seja bem-vindo(a) ao Trânsito Aberto

Data: 24/11/2024

Fonte de dados meteorológicos: Wetter 30 tage

24/11/2024 12:00

Ministério da Saúde amplia a faixa etária de vacinação contra a dengue

Foto: Reprodução

O Ministério da Saúde, em uma medida temporária e excepcional, decidiu ampliar a faixa etária para a aplicação das vacinas da dengue que estão próximas ao vencimento. A decisão foi tomada durante a reunião da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) realizada na última quarta-feira (17).

Clique AQUI para acessar o canal da CBN Vale no WhatsApp e receba notícias instantaneamente
Os municípios que possuem um alto número de doses com vencimento em 30 de abril agora poderão estender a vacinação para indivíduos de 6 a 16 anos. Essas doses fazem parte do lote de imunizantes doados ao Brasil em fevereiro deste ano.

Caso a adesão à campanha de vacinação continue baixa, os municípios têm a opção de ampliar ainda mais o público-alvo, incluindo pessoas de 4 a 59 anos, conforme especificado na bula da vacina da dengue (atenuada). No entanto, essa medida só será adotada em caso de necessidade, para evitar a perda do imunizante.

Eder Gatti, diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI), ressalta que essa estratégia é exclusiva para as vacinas com prazo de validade em 30 de abril. Portanto, as cidades que não possuírem mais doses desse lote devem continuar com o público-alvo recomendado anteriormente, de 10 a 14 anos.

Caráter excepcional – saúde amplia
O Ministério da Saúde reforça que essa orientação tem caráter excepcional, visando otimizar a aplicação do imunizante. Anteriormente, o Ministério já havia orientado aos estados que redistribuíssem internamente as doses próximas ao vencimento para outros municípios.

A terceira remessa da vacina da dengue beneficiou 686 municípios do país, com um total de 930 mil doses distribuídas. Isso inclui as reposições às regiões que fizeram o remanejamento, permitindo que as cidades inicialmente contempladas pudessem continuar a estratégia de vacinação junto às novas beneficiadas.

O Ministério da Saúde adquiriu todo o estoque disponível de vacinas contra a dengue para 2024 e 2025. A pasta informou que não é possível quantificar as doses disponíveis com esta data de validade, uma vez que já foram distribuídas e as aplicações não são informadas imediatamente ao Ministério da Saúde. Os dados podem demorar dias ou semanas para serem repassados para o sistema federal.

Veja também