O que era para ser pacífico, virou confronto entre policiais militares e moradores do Banhado, no Jardim Nova Esperança, nesta manhã de quarta-feira (20), em São José dos Campos, Vale do Paraíba, São Paulo. O confronto foi rápido, devido à ação policial.
A confusão começou no momento em que acontecia uma demarcação de área, para indicar quantas famílias deveriam deixar seus imóveis, em atendimento à decisão judicial que dava ordem para a reintegração de posse, solicitada pela Prefeitura, dos imóveis construídos e invadidos de forma irregular.
Na última segunda-feira (18), em entrevista coletiva, o prefeito Anderson Farias disse que estaria cumprindo uma decisão judicial, mas que sua intenção era pelo diálogo, que não tinha uma data para essa reintegração, e que era uma decisão da Justiça.
O Tenente-Coronel Amaral, disse na oportunidade que a PM estava preparada para cumprir a decisão, caso fosse necessária. Segundo ele, a polícia acompanharia o Oficial de Justiça que faria a reintegração e caso houvesse algum confronto, entraria em ação. O confronto aconteceu no momento de demarcação de área e não em reintegração de posse.
Ontem, a Defensoria Pública solicitou a anulação da decisão, mas o pedido foi negado pelo Tribunal de Justiça.
Após o confronto, o trabalho de demarcação continuou sendo feito e os moradores foram impedidos pela polícia de retornar às suas casas.
Veja o vídeo: