Seja bem-vindo(a) ao Trânsito Aberto

Data: 05/11/2024

Fonte de dados meteorológicos: Wetter 30 tage

05/11/2024 19:56

Morre Antônio Augusto Amaral de Carvalho, “Seu Tuta”, fundador e ex-presidente da Jovem Pan, aos 93 anos

Foto: Reprodução/Jovem Pan

O Grupo Jovem Pan anunciou nesta segunda-feira (4) a morte de Antônio Augusto Amaral de Carvalho, conhecido como Seu Tuta, aos 93 anos. Ele estava internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.

Em nota, o Grupo Jovem Pan destacou a importância de Seu Tuta para o setor: “Antonio Augusto Amaral de Carvalho, Seu Tuta, será lembrado como um líder visionário, um pioneiro da radiodifusão e um mentor que inspirou gerações de jornalistas e radialistas. Seu impacto e legado continuarão a moldar o futuro da comunicação no Brasil.”

Reconhecido por seu papel como fundador e ex-presidente da Jovem Pan, Seu Tuta contribuiu para o desenvolvimento do rádio e da mídia brasileira, inspirando profissionais e promovendo inovações no setor ao longo de sua carreira.

Seu Tuta era filho de Paulo Machado de Carvalho e foi diretor-presidente do Grupo Jovem Pan entre 1973 e 2014. Ele começou sua carreira na Rádio Panamericana, que fazia parte do Grupo Record, em 1949. Ele assumiu a direção-geral da emissora, que deu origem à Jovem Pan, em 1952.

Em 1953, fundou, ao lado do pai, a TV Record. Na emissora, Tuta idealizou, nos anos 1960, os famosos festivais de música que popularizaram movimentos como a Jovem Guarda e a Tropicália. Ele também foi um dos criadores da “Família Trapo”, um programa humorístico que fez história na televisão brasileira, transformando Jô Soares e Ronald Golias em estrelas nacionais.

Em 1976, inaugurou a Jovem Pan 2, uma das emissoras pioneiras na faixa FM no Brasil, que se transformaria em líder no segmento, comandada por seu filho, Antônio Augusto Amaral de Carvalho Filho, o Tutinha.

A Jovem Pan também foi uma das pioneiras nas transmissões de futebol ao vivo fora de Rio de Janeiro e São Paulo, além da Fórmula 1.

Veja também