Seja bem-vindo(a) ao Trânsito Aberto

Data: 20/09/2024

Fonte de dados meteorológicos: Wetter 30 tage

20/09/2024 06:33

Morre Joaquim ‘Boca’ dirigente sindical e ex-candidato à Prefeitura de Jacareí

Foto: Divulgação/CSP

Joaquim Aristeu Benedito da Silva, 63 anos, mais conhecido como ‘Boca’, morreu na noite desta sexta-feira (7). Boca foi candidato a prefeito do município nas eleições de 2016 e estava internado há mais de uma semana em razão de complicações de saúde. A morte foi confirmada por volta das 23h.

O corpo do dirigente sindical foi sepultado no início da tarde deste sábado (8), no Cemitério Memorial do Vale, no Jardim Califórnia, em Jacareí, onde também aconteceu o velório.

A morte de Joaquim ‘Boca’ repercutiu em todo o Vale, com mensagens de condolências aos familiares e homenagens nas redes sociais.

“Esteve sempre presente na luta dos servidores municipais. Uma perda irreparável. Seu espírito combativo e incansável será sempre um exemplo de luta para todos nós”, afirmou o Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais de Jacareí, também por meio de nota.

Diretor do Sindicato da Alimentação de São José dos Campos e Região, Joaquim Boca era um militante histórico na região em defesa dos direitos dos trabalhadores, de movimentos sociais e dos direitos humanos. Ele foi um dos fundadores do Fórum de Lutas de São José dos Campos e Região e era militante da CSP-Conlutas.

“Joaquim foi um grande dirigente sindical, dedicado militante do PSOL e incansável defensor dos direitos da classe trabalhadora. Sua partida deixa um vazio imensurável em nossos corações, pois ele sempre foi uma voz ativa em prol da justiça social e da igualdade. Sua determinação, coragem e comprometimento com as causas em que acreditava são um exemplo inspirador para todos nós”, disse, em nota, a Federação Independente dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação do Estado de São Paulo.

Joaquim Boca foi operário e trabalhou em fábricas como Volkswagen, TI Automotive e Fibria. Em 1988, ingressou na Ambev, onde trabalhou por 24 anos, sendo 20 como dirigente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de São José dos Campos e Região. Na eleição de 2016 foi candidato a prefeito de Jacareí pelo PSOL.
Nos anos 1980, ele entrou para o PT e logo depois para a Convergência Socialista, passando, anos depois, a integrar as fileiras do PSTU, onde militou até 2008.

Em seguida, Joaquim entrou para o PSOL e, em 2009, passou a militar na corrente Liberdade, Socialismo e Revolução do partido.

Veja também