Foto: Divulgação
A escritora e educadora Thereza Myrthes Mazza Masiero, morreu aos 86 anos, na tarde desta segunda-feira (29) em São José dos Campos. Seu corpo está sendo velado no cemitério Parque das Flores e, posteriormente, será sepultada às 10h de amanhã (30).
Natural de Lorena, Thereza fez de São José sua morada. Ela era especialista em educação, e professora. Foi diretora de escolas e palestrante sobre trovas e poesia, além de poeta e declamadora premiada.
A professora foi uma das fundadoras da Academia de Letras de Lorena (ALL- Cadeira nº 12), membro efetivo da Academia Joseense de Letras (AJL- Cadeira nº 09) e da UBT (União Brasileira de Trovadores) de São José.
Também venceu diversos concursos de trovas, poemas e declamação Brasil afora. Em 1983, recebeu o título de Destaque do Ano em Educação do Litoral Norte e a Medalha Cassiano Ricardo da Câmara Municipal de São José dos Campos, por serviços prestados na área da Educação e Cultura. Em 2015 foi Condecorada pela Divine Académie Française des Arts, Lettres et Culture, tendo sido elevada À La Dignité D’ Ambassadeur.
Escreveu as obras Poemínimos, O Homem e o Signo. Foi coautora de Mulheres de São José, Bons Autores, Mulheres de São José e Outros Poemas, Rio grande Trovador, Charadas em Trovas I, Charadas em Trovas II, Coletâneas da Academia de Letras de Lorena I, II , III, IV, V, VI e VII e outras Antologias. Tem poemas, trovas e sonetos publicados em revistas e jornais do país.