Conforme aponta o Infosiga (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo), o número de mortes no trânsito no Vale, desde 2015, resulta num resultado alarmante para os motociclistas e pedestres: a cada 100 mortes, 58 pertencem a esses grupos.
Do total de mortes, 1.577 foram de motociclistas e de pedestres, 58% do total das ocorrências fatais, sendo 957 em acidentes com moto (35%) e 620 de pedestres (22,8%).
“Conter o aumento de mortes de motociclistas é um dos maiores desafios para o trânsito no Vale do Paraíba. É uma categoria mais exposta a acidentes e que precisa ser alvo de campanhas constantes de segurança no trânsito”, avaliou o engenheiro Ronaldo Garcia, especializado em trânsito, para o portal O Vale.
Jacareí – redução de mortes no trânsito em 2021
A cidade de Jacareí registrou considerável redução de mortes no trânsito. A matéria a seguir, produzida pela TV Câmara Jacareí, explica como se deu a redução de casos. Ainda assim, os motociclistas lá lideravam o ranking de óbitos.
Pesquisar no Infosiga
É fácil e intuitivo pesquisar no Infosiga. Basta apenas entrar no site, onde é possível encontrar notícias sobre a atuação dos agentes de mobilidade, bem como, o número de acidentes registrados pelo registrador de ocorrências.
Também é possível acessar o infomapa, como aparece logo abaixo. Ali é possível realizar uma pesquisa específica, filtrada e com dados dos acidentes, sua frequência, e outras questões.
Foto: Divulgação.