17/07/2024 06:30

Lazer e atividades de educação no Mês das Crianças em Jacareí

atividades

Muito lazer e atividades de educação no Mês das Crianças em Jacareí. No dia 15 de outubro aconteceu a ação integrada “Educar e Recrear para Transformar”, no Parque da Cidade, em Jacareí. Na data, foi comemorado o Dia das Crianças e o Dia dos Professores. Durante 3 horas, foram realizadas diversas atividades educativas, esportivas, recreativas e de conscientização, além de apresentações, oficinas e exposições.

A ação foi realizada pelo SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), pela Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Saúde, Secretaria de Esportes e Recreação, Secretaria de Meio Ambiente e Zeladoria Urbana, Secretaria de Mobilidade Urbana, Secretaria de Educação, e pela Fundação Cultural de Jacarehy. No dia, foram doadas cerca de 140 mudas pela equipe do NEA (Núcleo de Educação Ambiental).

Para Vitória Prado, a ação teve de tudo: brincadeiras, pinturas, muitas atividades, jogos, apresentações, contação de história, música e água geladinha. “Diverti muito, adorei!”, disse ela.

“Foi uma ótima experiência para mim e minha filha, agregadora demais, me senti valorizada com a homenagem aos professores. Parabéns a todos os envolvidos”, enfatizou a professora Marcela Silveira.

Mais de mil pessoas passaram pelo local durante a ação. Todos que estiveram no parque puderam desfrutar do momento especial, de muita interatividade e diversão.

atividades

Confira como foi a programação:

14h às 17h – Educador Móvel com jogos interativos de Educação sobre saneamento
14h às 17h – Oficina em Defesa da Água
14h às 17h – Interação com o mascote Chuá – Defensor da Água
14h às 17h – Oficina de Gravuras com Rildo de Oliveira
14h às 17h – Caixa do Conhecimento da Biblioteca Municipal “Macedo Soares”
14h às 17h – Estações do Brincar
14h às 17h – Mural em homenagem aos professores

14h às 17h – Sabor e Nutrição – Equipe de Nutrição
14h às 17h – Diálogos sobre a importância do cuidado em saúde bucal, alimentação saudável, combate à dengue, etc)
14h às 17h – Exposição das amostras de larvas do mosquito da dengue e de escorpião
14h às 17h – Pescaria para as crianças visando a conscientização e o combate à dengue
14h às 17h – Exposição dos trabalhos realizados nas oficinas do CAPS Infanto-juvenil
14h às 17h – Oficina de brinquedos com materiais recicláveis (14h15 – 15h15 – 16h15)

14h às 17h – Interação – Descarte de forma correta
14h às 17h – Jogos Socioambientais
14h às 17h – Doação de Mudas Medicinais
14h às 17h – Educação para o Trânsito
14h às 17h – Oficina de Saúde Bucal
14h às 14h30 – Aula de Dança (palco)

14h35 às 15h05 – Aula Funcional (palco)
14h30 às 15h10 – Contação de História com Nazare Lelé (ficará perto da casa de vidro junto à Oficina de Gravuras)
15h20 às 16h – Apresentação de Mágico Abel Senna (palco)
14h45 às 16h – Recreação com as crianças no gramado

15h às 16h – Futsal, Basquete, Vôlei – atividades nas quadras
16h às 16h40 – Apresentação do Quinteto de Metais da Orquestra Sinfônica Jovem de Jacareí
16h40 – Coral CAPS II – Homenagem aos Professores

atividades

Arte e Ensino remoto

Vários relatos de Boas Práticas vêm sendo apresentados pelos professores municipais, na edição da Feira Infantil de Arte – FIA/2021, com o tema “A Arte e suas múltiplas conexões no Ensino Remoto e Híbrido”. O evento, promovido pela Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria Municipal de Educação, começou na segunda-feira (18) e segue nesta quarta-feira (20), de forma online, pelo canal do youtube da SME.

Estão sendo apresentados atividades desenvolvidas em Arte na Rede Municipal de Jacareí, com o objetivo de socializar as práticas dos professores, além de mostrar os processos do ensino e aprendizagem e o envolvimento dos alunos e seus familiares, contribuindo com o Ensino Remoto e Híbrido. Todos os professores foram convidados a participar e compartilhar suas práticas pedagógicas.

Bate-papo

Na quarta-feira (20), haverá também um bate-papo com o artista plástico e professor, Marcio Banfi. O universo do artista passeia entre Arte e Moda sem preconceitos. Formado em Artes Plásticas pela FAAP, Banfi foi editor de Moda em diversas revistas e, hoje, atua como stylist em editoriais e campanhas, e é professor na Faculdade Santa Marcelina e na pós-graduação na Faculdade Senac.

A população pode conferir, ainda, os trabalhos artísticos dos alunos e dos professores da Rede Municipal, que se encontram em uma exposição na Galeria Virtual da FIA, pelo link do portal da Secretaria Municipal de Educação: www.educajacarei.com.br.

Os trabalhos são dos alunos de Educação Infantil (Creches e EMEIs), e do Ensino Fundamental (EMEFs/EMEIFs), além da socialização das Atividades dos Cadernos de Propostas e Vivências (Educação Infantil) ou das Sequências Didáticas (Ensino Fundamental – Professor de Arte).

A Feira Infantil de Arte visa despertar a criatividade e estimular o gosto e respeito pela cultura, proporcionando a troca de experiências e vivências pedagógicas no campo da Arte.

Veja também