Entre os visitantes que conhecem o Museu do Folclore de São José dos Campos, durante o ano todo, chamam atenção aqueles que são de outros estados e cidades e até do exterior. E mesmo sendo em menor número, sempre têm uma informação interessante sobre o motivo da visita.
O paraibano João Rodrigues Lula, 27 anos, de Campina Grande, é um destes visitantes. Ele mora e trabalha em São José há pouco tempo e, no início de fevereiro, conheceu o museu pela primeira vez, acompanhado da mãe, Waltimar Lula, 55 anos, e da tia, Juliana Lula, 48 anos.
“Esta é a primeira vez que elas estão me visitando desde que mudei para cá e aproveitamos para conhecer o Parque da Cidade e o Museu do Folclore. Elas ficaram encantadas e se identificaram com muitas coisas que viram na exposição”, contou João Rodrigues.
Número de visitantes
O grupo está entre as 896 pessoas de outras 76 cidades (de 11 estados) e 6 países (Dinamarca, Inglaterra, México, Portugal, Turquia, Uruguaia) que visitaram o museu em fevereiro. Elas se somam aos 957 visitantes (espontâneos e agendados) de São José dos Campos.
Ao todo, o Museu do Folclore recebeu a visita de 1.853 pessoas em fevereiro (em janeiro foram 2.385) e contou com a participação de outras 453 em projetos e programas como Museu Vivo, Terças com Museologia, Férias no Museu e Oficinas de empapelamento; além de frequentadores da biblioteca.
Exposições e horários
Além da exposição de longa duração, Patrimônio Imaterial: Folclore e Identidade Regional, o museu também conta, atualmente, com a exposição temporária O Museu Pirô no Piraquara. As duas mostras podem ser visitadas de terça a domingo, das 9h às 17h, com entrada gratuita.
O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, que funciona no Parque da Cidade desde 1997. Sua gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos, com sede em São José dos Campos.
Museu do Folclore de SJC
Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)
(12) 3924-7318 e (12) 3924-7354
www.museudofolclore.org
Fotos: Divulgação/PMSJC