Seja bem-vindo(a) ao Trânsito Aberto

Data: 25/11/2024

Fonte de dados meteorológicos: Wetter 30 tage

25/11/2024 21:38

Não é só avião! Veja quais as atividades econômicas de São José dos Campos

Atividades Econômicas São José dos Campos

Para quem ainda não sabe São José dos Campos tem grande variedade de atividades econômicas realizadas na cidade: indústria, comércio, serviços e até agropecuária são os principais setores que possuem atividade na capital do avião.

A Região Administrativa de São José dos Campos destaca-se pela diversificação da indústria ao longo da Rodovia Presidente Dutra.

A região abriga um dos mais modernos complexos aeronáuticos do mundo, que tem como núcleo a Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) e um conjunto de centros de pesquisa de alto nível, como o Centro Tecnológico da Aeronáutica (CTA) e o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), além das atividades de refino de petróleo, produção de automóveis, equipamentos de transporte e papel e celulose.

Um dos principais pontos revelados pelo estudo são as exportações de alta e média alta intensidade tecnológica: e região é referência na exportação de aviões, automóveis, partes de motores e geradores, acumuladores elétricos de chumbo, embreagens e suas partes para tratores.

Segundo o estudo, a indústria de alta tecnologia representou 47,7% das exportações da região em 2016, enquanto no Estado de São Paulo a representatividade desse tipo de exportação foi de apenas 12,5%.

A RA ainda abrange oito dos 12 polos de desenvolvimento criados pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico para incentivar os setores produtivos da região.

São eles: Automotivo; Biocombustíveis; Derivados do petróleo e petroquímicos; Metal-Metalúrgico, Máquinas e Equipamentos; Papel, celulose e reflorestamento; Químico, borracha e plástico; Saúde e Farma; e Têxtil, vestuário e acessórios.

Atividades econômicas na região

PIA (População em Idade Ativa) deverá corresponder a 1,79 milhão de pessoas em 2030.

Aglomerados produtivos: veículos e carrocerias (São José dos Campos, Igaratá, Taubaté e Caçapava), outros equipamentos de transporte (São José dos Campos, Jacareí, Taubaté, Santa Branca e Caçapava) e plástico e borracha (Jacareí, Caçapava, Jambeiro, Canas, Lorena e Piquete).

Atividades industriais estratégicas com destaque: material de transporte, metalurgia, química, alimentos, máquinas e equipamentos, produtos de metal, celulose e papel.

Exportações de alta e média alta intensidade tecnológica: aviões, automóveis, partes de motores e geradores, acumuladores elétricos de chumbo, embreagens e suas partes para tratores.

atividades econômicas São José dos Campos

Oportunidades em São José dos Campos

  • Centro Tecnológico da Aeronáutica – CTA e Instituto Tecnológico da Aeronáutica.
  • Parque Tecnológico com diversos centros de P&D e quatro condomínios empresariais para empresas de base.
  • Exportações concentradas em média e alta produção, ampliando as perspectivas produtivas, inclusive na apropriação de sistemas inovativos.
  • Apoio para startups por meio do Parque Tecnológico de São José dos Campos.
  • Reaparelhamento das Forças Armadas e demandas internacionais, com tendência a impulsionar a indústria da defesa regional.
  • Produção de novos modelos de automóveis, podendo reforçar o papel dessa indústria na economia.
  • Ampliação do porto de São Sebastião, viabilizando a atracação de navios de grande porte, inclusive cruzeiros marítimos.
  • Término da duplicação da Rodovia dos Tamoios, com os contornos viários de Caraguatatuba e São Sebastião, facilitando o acesso ao porto e às praias do litoral norte.
  • Recente concessão do aeroporto estadual de Ubatuba, podendo intensificar o turismo regional.

Atividades econômicas na área Rural

De acordo com dados da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico, existem em São José dos Campos cerca de 1.000 produtores rurais, em várias regiões, com predominância na zona norte.

Basicamente, a produção é liderada pela pecuária leiteira extensiva, com uso de pastagens naturais e a de hortifrutigranjeiros. Uma parte também é ocupada por áreas de reflorestamento, com plantação de eucalipto para produção de celulose.

Brasil passa a exigir visto de turistas da Austrália, Canadá e dos EUA

Veja também