25/05/2024 11:10

Novembro Azul: Taubaté inicia campanha contra o Câncer de Próstata

novembro

Durante o mês de novembro, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Taubaté, realiza a Campanha Novembro Azul, com ênfase para detecção precoce do Câncer de Próstata. Semanalmente as unidades de saúde promovem ações de cuidados ao público masculino e o cronograma será divulgado pela Prefeitura.

A campanha deste ano, com o tema “Homem: cuidar-se também faz parte!, salienta que além da detecção precoce, também é importante a prevenção e os cuidados de saúde que todos devem ter rotineiramente. E com este enfoque, as unidades de saúde farão ações como acolhimento de casos suspeitos, palestras sobre o tema e sobre prevenção, além do agendamento de consultas médicas dos casos suspeitos, solicitação de exames específicos e encaminhamento aos especialistas quando necessário. Os casos mais graves terão prioridade. Sempre respeitando as regras de distanciamento social e o uso de máscaras e limpeza das mãos.

novembro

Programação Novembro Azul

Durante esta semana, de 8 a 12 de novembro as seguintes unidades estarão promovendo ações: Pamo Baronesa e UBS Mais Aeroporto (9/11), ESF São Gonçalo (de 8 a 12/11), ESF Planalto (de 8 a 30/11), Pamo São João e ESF São José (10/11), ESF Santa Isabel e Pamos Santo Antônio, Vila São Carlos e Belém (11/11) e Pamo Bonfim, UBS Gurilândia, UBS Fazendinha e Chácaras Reunidas (12/11).

Em 2019 foram confirmados 24 casos novos casos de câncer de próstata em Taubaté. E em 2020 foram registrados 31 casos confirmados da doença. Com a pandemia da Covid-19, muitos homens deixaram de procurar os serviços de saúde e a estimativa é de que esse número possa aumentar nos próximos anos.

novembro

Apesar do mês da campanha ser novembro, todas as unidades de Atenção Básica estão sempre funcionando e aptas a colher as necessidades da população. O importante é procurar os serviços quando necessário, tirar suas dúvidas e adquirir hábitos de vida saudável.

Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem. Todos os anos, oficialmente, 21 países preparam campanhas sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, além de lembrar aos homens que cuidar da saúde é fundamental.

Como surgiu o Novembro Azul

No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o intuito de promover uma mudança de paradigmas em relação à ida do homem ao serviço de saúde. Francisco Norberto, Coordenador Nacional de Saúde do Homem do Ministério da Saúde, explica que apesar da campanha ter começado no Brasil com uma abordagem muito centrada na questão do câncer de próstata, ela foi ampliada para chamar a atenção sobre os cuidados com a saúde masculina em todos os aspectos.

“Nós começamos a trabalhar o Novembro Azul dentro da perspectiva de saúde integral. Então, se tornou um mês para alertar os homens sobre todos os cuidados com a saúde. É um meio importante para dar visibilidade às ações de saúde do homem no país. Durante este mês, todos os municípios brasileiros trabalham na perspectiva de trazer o homem para saúde integral”, esclarece.

O coordenador explica ainda que é importante que o homem entenda que deve-se cuidar da saúde em todos os sentidos, inclusive com a saúde mental. “Tratamos a prevenção de doenças, mas também damos orientação para que esse homem procure um serviço de saúde para receber cuidados em todos os aspectos. O profissional de saúde pode orientar sobre testes rápidos, como sífilis, hepatite e HIV. Orientações sobre hábitos saudáveis, alimentação e atividades físicas. E que também seja analisado se existe algum sofrimento psíquico, até mesmo pela dependência de alguma substância química, para que seja tratado corretamente”, complementa.

novembro

Exames de rotina

Os exames periódicos são essenciais para manter um cronograma de prevenção de doenças. Entre os cuidados básicos que todo homem precisa ter com a saúde, Francisco Norberto destaca os seguintes testes e exames que precisam ser realizados com frequência:

• Verificação da pressão arterial
• Hemograma completo e testes de urina
• Teste de glicemia, para prevenção de diabetes
• Atualização da carteira vacinal
• Verificação do perímetro abdominal e teste de IM

Gostou do conteúdo, compartilhe agora mesmo!

Leia também

Veja também