Foto: Internet
O Santuário Nacional dá início, nesta terça-feira (3), à Novena da Padroeira 2023, em preparação para a Solenidade de Nossa Senhora Aparecida, comemorada em 12 de outubro. Durante os nove dias, o momento de oração e reflexão ocorrerá em dois horários: Novena da Tarde, às 15h, e Novena Solene, às 19h.
Neste ano, a Novena tem como tema geral “Maria, ensinai-nos que vocação é graça e missão”. As reflexões a partir do tema serão conduzidas, no período da tarde, pelos Missionários Redentoristas que cuidam do Santuário Nacional. Já a noite, bispos de diferentes dioceses guiam a celebração.
Estes bispos são convidados, todos os anos, pelo Arcebispo da Arquidiocese de Aparecida, dom Orlando Brandes. Para a festividade de 2023, destaca-se o convite para bispos de cidades do Vale do Paraíba, região na qual está situado o Santuário Nacional.
“Este ano dom Orlando fez um gesto muito bonito de convidar os bispos aqui do Vale do Paraíba, que compõem a Arquidiocese de Aparecida. Um desejo pessoal do Arcebispo de convidar os bispos que estão mais próximos de nós. E, no último dia, ele mesmo presidirá a nossa Novena da Padroeira”, ressalta o Prefeito de Igreja do Santuário Nacional, padre Diego da Silva.
O Prefeito de Igreja explica, ainda, que a cada dia será refletida uma vocação específica da Igreja Católica, “para pensar que todos nós somos importantes, todos somos parte desta grande família de Deus que é a Igreja”, destaca Silva.
Envolto na temática de que “toda vocação é missão dada por Deus”, o primeiro dia da Novena será conduzido pelo atual presidente da Comissão Episcopal para a Ação Missionária da CNBB e bispo de Rondonópolis-Guiratinga (MT), dom Maurício da Silva Jardim.