20/05/2024 06:11

O que abre e fecha no feriado do dia 12 em Jacareí?

abre

O que abre e fecha no feriado em Jacareí? As repartições públicas municipais estarão fechadas na segunda-feira (11), ponto facultativo, e na terça-feira (12), feriado em comemoração ao Dia de Nossa Senhora Aparecida. O expediente retorna, normalmente, a partir das 8h da quarta-feira (13). No feriado, funcionarão os serviços emergenciais como as UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento) Dr. Thelmo de Almeida Cruz e Parque Meia-Lua.

Outros serviços

Mercado Municipal – estará fechado somente no feriado de 12 de Outubro. Nos demais dias abre, o expediente será normal.

Cemitérios Municipais – permanecerão abertos para visitação das 8h às 17h, seguindo os protocolos sanitários de combate à pandemia, com distanciamento social e uso de máscara e álcool em gel.

Coleta de Lixo – não será alterada. Já os LEVs (Locais de Entrega Voluntária) estarão fechados no feriado, mas abre normalmente no sábado e na segunda, das 7h às 18h. O calendário dos demais serviços de Meio Ambiente e Zeladoria Urbana está disponível no site (clique aqui) e permanece sem alterações.

SAAE – em caso de emergência, a população pode acionar o plantão do SAAE por meio dos seguintes canais: 0800 725 0330, aplicativo SAAE Jacareí e, ainda, por meio do site www.saaejacarei.sp.gov.br ou e-mail atendimento@saaejacarei.sp.gov.br.

Telefones Úteis

Defesa Civil: 199; Guarda Civil Municipal: 153; Polícia Militar: 190; Corpo de Bombeiros: 193.

abre

Programa “Viagem Literária” reúne público presencial de 35 pessoas e 300 visualizações no YouTube

Trinta e cinco pessoas participaram presencialmente da 13ª edição do Programa “Viagem Literária”, na Biblioteca Municipal Macedo Soares, da Secretaria Municipal de Educação de Jacareí, na terça (dia 5). O evento também já teve cerca de 300 visualizações no youtube até esta quinta-feira (7).

A biblioteca recebeu a contadora de histórias, brincante e mediadora de leitura, Sandra Guzmán, que é graduada em Letras e especialista em Arte de Contar Histórias. Para ter o público presencial, foram respeitados os protocolos sanitários, em função da pandemia, mas também foi feita a transmissão online, pelo canal do youtube da Secretaria Municipal de Educação bit.ly/CanalSMEJacarei.

Contos Populares

O tema desta edição foi “Contação de Histórias: Contos Populares”. Neste módulo, contadores mostram como as lendas e outros “causos” passam de geração para geração e formam parte importantíssima da cultura popular. O “Viagem Literária” é um programa de estímulo à leitura, mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e realizado pela SP Leituras.

As contações de histórias acontecem presencialmente, respeitando os protocolos sanitários, em função da pandemia. Contadores de histórias percorrem 60 cidades do Estado de São Paulo, compartilhando a força de relatos que começaram na oralidade há muito tempo e que até hoje permanecem vivos na cultura popular.

São atividades para todas as idades, todos os gêneros e de alcance universal. Os eventos acontecem sempre em bibliotecas públicas da região metropolitana, interior e litoral do Estado de São Paulo, em parceria com as prefeituras das cidades participantes.

Novos Leitores

A proposta é estimular a formação de novos leitores e fortalecer os vínculos entre as bibliotecas públicas e a população local. Além da contadora Sandra Guzmán, que visitou a Biblioteca Municipal de Jacareí, participam desta edição do programa, em outros municípios, os contadores de histórias Ademir Apparício Júnior, Alicce Oliveira, Arô Ribeiro, Camila Genaro, Cia. Bisclof, Cia. Mapinguary, Cia. Sá Totonha, Heidi Monezzi, Ih, Contei!, Irene Tanabe, Kika Farias, Mandingueiras da Pracinha, Os Tapetes Contadores de Histórias e Vinícius Mazzon. Acesse o site do Viagem Literária e confira a programação completa, em diversas cidades do estado até o dia 29 de outubro: https://siseb.sp.gov.br/viagem-literaria/modulo/contacao-de-historias-contos-populares

Conselho Municipal de Educação

A Secretaria Municipal de Educação está com as inscrições abertas para as eleições dos novos membros do Conselho Municipal Deliberativo de Educação (para a gestão 2021/2023), até o próximo dia 12, às 23h, pelo link: http://bit.ly/eleicaocmejac

Podem se inscrever representantes da comunidade e também das instituições privadas, brasileiros natos ou naturalizados, com 18 anos completos até a data da inscrição e disponibilidade de horário para frequentar as reuniões.

Gostou do conteúdo, compartilhe agora mesmo!

Leia também

Veja também