O digital e o humano se fundem nas experiências e experimentações do grupo artístico Sentidos, que utiliza de software, videomapping e dança para criar performances artísticas inovadoras. O grupo irá compartilhar seus processos e criações em arte e tecnologia em atividades abertas ao público, incluindo um encontro presencial em Jacareí no dia 30 de julho.
A oficina “Corpo e Imagem” é gratuita e aberta para todos os públicos a partir de inscrição via formulário no site do grupo (abaixo). Apresentações que se utilizam de projeções para criar conexão entre o digital e o artístico já são exploradas e mostradas ao público há um tempo, uma nova linguagem que ainda se desenvolve e encontra seu lugar na expressão de cada criador. O diferencial na elaboração do grupo Sentidos, porém, está na interação em tempo real.
Conforme o movimento acontece em cena, a projeção reage e propõe novas ações, ali, em conexão instantânea entre artista e corpo digital. Assim, além de permitir o improviso e a espontaneidade, cria também uma interação inédita, pessoal e livre. “Temos como inspiração a técnica Klauss Vianna.” contam os criadores. “Através de proposições que conduzam a um estado de presença e disponibilidade corporal, cria-se uma interação, de forma autoral e singular”.
A pesquisa desenvolvida pelo grupo tem como elementos técnicos luz infravermelha, códigos específicos e um processo cheio de detalhes tecnológicos em prol da formação de um conjunto visual que crie diálogo. A conversa fica, assim, aberta entre artistas em cena, tecnologia e público. É pensando em expandir esse papo e compartilhar suas descobertas e propostas que o grupo Sentidos promove a oficina “Corpo e Imagem”.
No encontro presencial, além de contar sobre os primeiros passos de seus processos, o público poderá experimentar e criar nas projeções apresentadas. A oficina tem como objetivo compartilhar sobre as possibilidades de criação artística para o público geral, assim como propor que artistas, criadores e fomentadores culturais conheçam e possam imaginar como aplicar tecnologia em sua arte.
A troca é fundamental para descobrir os caminhos possíveis quando criamos explorando novas linguagens, seja em salas virtuais como – e talvez ainda mais – nos encontros presenciais.
SERVIÇO – Oficinas artísticas
Oficina “Corpo e imagem” em Jacareí
com Camila Andrêo, Daniel Corbani e Roseane Diniz
Dia 30 de julho, sábado
Turma 1: das 09 às 12 horas | Turma 2: das 14 às 17 horas
Local: Museu de Antropologia
Endereço: Rua Quinze de Novembro, 143 – Centro, Jacareí
Formulário de Inscrição: https://forms.gle/7i4DjBxMFQRq27kF6 – Vagas limitadas
Oficina “Corpo e imagem” | Online
com Camila Andrêo, Daniel Corbani e Roseane Diniz
Dia 03 de agosto, das 19h às 21h
Formulário de Inscrição: https://forms.gle/7i4DjBxMFQRq27kF6
Fotos: Divulgação.