14/04/2024 01:36

Onda de calor prolonga-se até o dia 15 de março, diz especialistas

Foto: Reprodução

Uma intensa massa de ar quente, proveniente do Chaco paraguaio e norte da Argentina, promete elevar as temperaturas em território brasileiro até a próxima semana.

Uma análise meteorológica aponta para a formação de uma área de alta pressão na atmosfera média, favorecendo a propagação de ar quente sobre a região mencionada. Tal condição dificulta a formação de nuvens que poderiam amenizar o calor, gerando preocupações quanto aos efeitos dessa onda de calor sobre o país.

Prevê-se que a onda de calor prolongue-se até ao menos a sexta-feira, dia 15. Segundo especialistas do Climatempo, a elevação das temperaturas deverá ocorrer em áreas que incluem o sul do país, Mato Grosso do Sul, sul de Mato Grosso, Rondônia, Triângulo Mineiro, oeste do Rio de Janeiro e todo o estado de São Paulo. Os termômetros podem subir entre 3ºC a 5ºC acima da média.

meteorologista, alerta para possíveis máximas próximas aos 40ºC em determinadas áreas. O ápice da onda de calor está previsto entre quarta-feira, dia 13, e quinta-feira, dia 14 de março.

Previsão Climática em Todo o País
Em São Paulo, as máximas devem ultrapassar os 30ºC até o final do verão, com chuvas previstas para o final de semana e semana subsequente ao dia 18. No Rio de Janeiro, as temperaturas também devem superar os 32ºC, com um aumento na incidência de chuvas até a próxima terça-feira, dia 12.

As capitais nordestinas esperam altas temperaturas até o término do verão, com máximas em torno dos 30ºC e chuvas diárias. Já no Centro-Oeste, os termômetros indicam temperaturas elevadas, na casa dos 30ºC, com previsão de chuvas quase diárias.

Chegada do Outono
Enquanto o Brasil se prepara para enfrentar a onda de calor, o outono se aproxima. A estação, que tem início em 20 de março, marca a transição do verão para o inverno. Caracteriza-se por temperaturas mais amenas, dias mais curtos e a emblemática troca das folhas das árvores, sinalizando a chegada iminente do inverno.

Gostou do conteúdo, compartilhe agora mesmo!

Leia também

Veja também