Cidades apostam em uma nova forma de transporte com ônibus elétrico SJC
O ônibus elétrico SJC é a nova aposta da prefeitura de São José dos Campos, no interior de São Paulo, para o futuro da mobilidade. O modelo de transporte, considerado mais sustentável e menos poluente, possui diversas vantagens em relação à frota comum.
Os ônibus elétricos de São José dos Campos estão em fase de implantação. Além de garantir mais conforto para a população, o objetivo deste investimento é colocar a cidade de São José dos Campos na vanguarda do transporte limpo e ecologicamente correto. Saiba como está o andamento do projeto.
O que é o ônibus elétrico SJC?
Em novembro de 2021, uma frota com 12 ônibus elétricos SJC chegou à cidade para compor a chamada Linha Verde, uma iniciativa da prefeitura para modernizar o transporte coletivo e tornar o modal mais econômico, menos poluente e mais silencioso na cidade.
Os ônibus elétricos SJC são os primeiros com 22 metros de comprimento e movidos 100% à bateria fabricados no país. O projeto é considerado inovador por diversos motivos, entre os quais estão:
- Os ônibus elétricos são articulados e movidos à bateria;
- Eles têm capacidade para até 170 passageiros por viagem;
- Os ônibus foram fabricados pela BYD (Build Your Dreams), referência mundial no segmento de veículos elétricos;
- Os ônibus vão compor o primeiro sistema VLP (Veículo Leve sobre Pneus) de São José dos Campos.
O elétrico é um veículo que possui carroceria fabricada pela Marcopolo, custo de manutenção reduzido e tecnologia de ponta embarcada. Com estes modelos de ônibus no transporte coletivo de São José dos Campos, a cidade se tornará uma referência em relação ao número de ônibus elétricos em circulação na América Latina.
Como funcionam os ônibus elétricos SJC?
Inovadora e tecnológica, a frota de ônibus de São José dos Campos será a primeira totalmente elétrica no Brasil. Esse tipo de frota reduz o uso de combustíveis fósseis, como o diesel, já que os veículos elétricos são alimentados por baterias recarregáveis.
Esse recurso permite que os ônibus funcionem de forma mais barata, silenciosa e confortável. A cidade apostou neste modal pois entende que ele pode apresentar uma economia significativa para as empresas que operam o transporte coletivo e, consequentemente, para toda a população.
São José dos Campos já teve uma experiência satisfatória com veículos elétricos. A prefeitura renovou a frota elétrica da Guarda Municipal e, de 2018 a 2021, atingiu uma economia de cerca de R$ 2,5 milhões, já que o consumo de energia é mais eficiente do que o de combustível.
De uma forma geral, a adoção de um sistema de transporte elétrico chega a diminuir em cerca de 50% os custos para manter um veículo. O projeto da prefeitura de São José dos Campos é ter 100% da frota elétrica no transporte coletivo urbano da cidade.
Para isso, serão necessários 437 ônibus em operação, atendendo todas as regiões do município. Todos os ônibus elétricos SJC serão zero quilômetro e vão estar equipados com ar-condicionado e cabo USB – o que melhora também a experiência dos usuários do sistema.
Os novos modelos de ônibus elétricos SJC devem começar a rodar pela cidade ainda em 2022. A Urbanizadora Municipal (Urbam) está trabalhando na licitação para garantir a locação dos veículos.
Ônibus elétricos articulados em SJC serão mais confortáveis para a população
O ônibus elétrico em São José dos Campos oferecerá mais conforto aos usuários do transporte coletivo. Isso porque o interior dos veículos é moderno e dotado de poltronas estofadas, ar condicionado e cabo USB para recarregar a bateria do celular.
O fato de o transporte elétrico também ser mais silencioso fará com que os passageiros tenham viagens mais tranquilas e agradáveis pela cidade. Além disso, os ônibus elétricos SJC terão bem menos chances de apresentarem problemas mecânicos que exijam manutenção, fazendo com que os indivíduos fiquem mais seguros durante o uso.
Nos ônibus da frota elétrica da cidade, os joseenses terão 437 unidades, do modelo padrão, para até 168 pessoas. Isso também vai aumentar o número de veículos do transporte público circulando pela cidade, garantindo uma experiência de mobilidade urbana muito mais satisfatória.
Diferenciais dos elétricos
Os ônibus elétricos de São José dos Campos terão muitos diferenciais. Confira os principais:
Menos poluentes
Primeiramente, os ônibus elétricos são menos poluentes que os demais modelos, tendo uma redução de cerca de 30% na liberação de CO2. Como o motor funciona de forma diferente do que aqueles movidos a combustíveis fósseis, a energia é obtida de forma mais eficiente nos momentos de acelerar e desacelerar o ônibus.
Transporte mais silencioso
O ônibus elétrico também é uma opção conhecida por ser bem mais silenciosa – contribuindo bastante para a diminuição dos ruídos nas cidades. Isso pode, inclusive, colaborar muito para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e para a organização da cidade.
Mais economia
Além disso, os ônibus elétricos SJC fazem com que seja gasto bem menos com o abastecimento. Como a energia elétrica é uma opção mais barata que os combustíveis fósseis, os custos são reduzidos. Nos gastos com os tributos, essa opção também sai mais barata.
Com a qualidade dos veículos elétricos, os usuários também acabam gastando bem menos. Há, inclusive, estudos que mostram que, além de precisarem de menos manutenção, o custo de qualquer reparo em veículos elétricos também é mais barato, quando ele é necessário.
Na frota de São José dos Campos, as instalações dos ônibus elétricos visam sempre o conforto dos usuários. Por isso, existem poltronas estofadas, ar-condicionado e espaço amplo.
- VEJA TAMBÉM:
- Transporte público: representantes do setor vão ao Congresso alertar sobre crise
- Quais os 8 melhores bairros de São José dos Campos?
Transporte coletivo com veículos elétricos é uma tendência mundial
Adotar o transporte coletivo com veículos elétricos em São José dos Campos mostra que a cidade está buscando se modernizar e atingir altos padrões. Essa é uma tendência mundial, pois os países de primeiro mundo cada vez mais percebem a importância de adotar um modal com baixa emissão de carbono.
Um estudo da International Energy Agency revelou que já são mais de 100 milhões de veículos elétricos rodando pelo mundo. Mesmo durante a pandemia de Covid-19, as vendas deste tipo de veículo continuaram crescendo, atingindo um avanço de 40% em relação ao período pré-pandêmico.
A China é um dos países com o maior número de ônibus elétricos. A cidade de Shenzhen, por exemplo, possui 100% da frota de ônibus e dos veículos de táxi no modo elétrico, colaborando para melhorar a qualidade de vida da população e reduzir a emissão de carbono.
Além disso, em toda a América Latina, o modelo de veículos elétricos vem sendo adotado amplamente, o que mostra que o ônibus elétrico SJC está seguindo a tendência e se alinhando às cidades pioneiras do mundo.
Por enquanto, o Chile é o país com a maior frota de ônibus elétricos. Há também algumas empresas que vêm adotando essa opção, como, por exemplo, a Amazon, que agora conta com 100 mil veículos elétricos para realizar suas entregas.
Novos ônibus em SJC: qual é a experiência para o usuário
Os usuários de ônibus em São José dos Campos vão ter uma ótima experiência com a nova frota e a inauguração da Linha Verde. Com o avanço do projeto, essa será a primeira vez no Brasil que uma cidade terá uma frota de ônibus 100% elétrica.
Os veículos serão modernos, inovadores e muito confortáveis, além de apresentarem melhor desempenho, o que tornará as viagens mais rápidas e eficientes, fazendo com que os usuários cheguem aos seus destinos com mais agilidade e menos desgaste.
A implantação da Linha Verde e dos ônibus elétricos em São José dos Campos estão alinhados à proposta da prefeitura de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e oferecer aos trabalhadores e demais usuários um modo de transporte mais qualificado.
Ônibus Linha Verde SJC: horários para os passageiros
O projeto da Linha Verde faz parte das transformações da cidade de São José dos Campos para a melhoria do transporte urbano. A medida promete rapidez no transporte dos indivíduos, por ser uma opção mais ágil e que oferece mais conforto.
A ideia é que o projeto facilite o acesso a serviços em diferentes áreas da cidade e que promova o desenvolvimento econômico do município. O projeto permite que os passageiros cheguem a pontos estratégicos da cidade, como o Centervale Shopping e o Vale Sul Shopping.
Além disso, também atende aos estudantes, já que tem paradas próximas a duas grandes universidades, a Anhanguera e a Anhembi-Morumbi.
A amplitude de horários também acompanha as necessidades dos usuários do transporte coletivo urbano. A Linha Verde vai funcionar das 6h30 às 18h30 nos dias de semana, e das 6h30 às 17h no sábado. No domingo não haverá atividades.
Linha Verde SJC: estações de ônibus
A Linha Verde SJC é uma excelente opção para os usuários. Ela irá conectar pontos estratégicos da cidade, já que liga os passageiros a regiões com grande desenvolvimento econômico e também facilita o transporte de estudantes e trabalhadores. Os veículos passarão por regiões como: Campo dos Alemães, Chácaras Reunidas, Jardim Colonial, Jardim Satélite, Parque Industrial, Eixo Dutra, Jardim Paulista e Centro Expandido .
As estações da Linha Verde em SJC vão ser reforçadas e passarão por diversas reformas até que fiquem totalmente prontas para uso. Ao longo do trajeto, também vão ser feitas melhorias, como o recapeamento do asfalto e a instalação de guias e sarjetas. Além disso, as rotas vão contar com iluminação de led e rede de dutos de energia.
Ônibus elétrico: benefícios para o meio ambiente
O ônibus chama bastante atenção por seus benefícios ao meio ambiente – principalmente em um cenário no qual as mudanças climáticas estão cada vez mais intensas e em discussão. Esse recurso pode ajudar uma cidade a se tornar mais sustentável e melhorar a qualidade de vida dos moradores.
Os ônibus tradicionais são responsáveis por boa parte da emissão de gases poluentes e que geram o efeito estufa. Além disso, esses gases poluentes causam doenças respiratórias nas pessoas.
Com os ônibus elétricos, é possível reduzir bastante essas ocorrências, já que os veículos não geram esses gases nocivos na mesma proporção.
Além disso, por gerarem menos poluição e diminuírem a combustão, os ônibus elétricos também reduzem os problemas de “ilhas de calor”, bastante comuns nas grandes cidades brasileiras.
O recurso utilizado na fabricação deste ônibus também é econômico, já que é feito com bateria de ferro-lítio. Isso faz com que ele possa ser usado por 15 anos e não tenha metais pesados em sua estrutura. Estes são os principais diferenciais do ônibus elétrico SJC.
Passagem de ônibus SJC: o preço está caro?
Em 2022, os valores do transporte público em São José dos Campos são de R$ 4,50 para o Bilhete Único Comum, R$ 5,00 para o pagamento em dinheiro e R$ 5,20 no Bilhete Único Vale Transporte. Para estudantes, o valor é R$ 2,25 para o Bilhete Único Estudante.
A Urbam, responsável por adquirir a nova frota de ônibus elétrico SJC, será a responsável pela área financeira e o pagamento dos veículos. Para operar o sistema, a Prefeitura ainda vai realizar nova licitação. Dessa forma, os valores da passagem de ônibus na cidade serão definidos em um futuro próximo.
VLP SJC: trajeto e qualidade
O Veículo Leve sobre Pneus será um importante diferencial do transporte coletivo urbano da cidade, uma conquista para a população de São José dos Campos. O transporte elétrico vai permitir que o sistema atenda cada vez mais usuários com qualidade.
O modelo do ônibus da cidade conta com 22 metros, sendo equipado com a capacidade de atender 168 passageiros (incluindo um espaço reservado para cadeirantes). Além disso, os veículos contam com poltronas estofadas, encosto de cabeça, monitores no teto, alto-falantes, rádio e entrada USB. Há ainda câmeras, para aumentar a segurança da população.
Como o modelo ainda está começando a fazer parte do transporte na cidade, ele tem funcionado pelos locais mais frequentados das regiões central e sul. O ônibus já passa pelas avenidas São José e Madre Teresa, Dr. Adhemar de Barros, Heitor Villa Lobos, Florestan Fernandes e Dr. João Batista de Souza Soares e Estrada Velha.
Além disso, está próximo a locais como Praça Rotary, Condomínio Eldorado e Faculdade Anhanguera. A rota foi definida pensando nas necessidades da população e também em estratégias para reaquecer a economia em diversos pontos da cidade, por meio do aumento da circulação de pessoas.
Uma curiosidade interessante sobre os ônibus elétricos SJC é que eles não têm retrovisores. Os modelos possuem câmeras, sensores e tecnologia de ponta embarcada para facilitar o trabalho dos motoristas e aumentar a segurança dos usuários.
Os ônibus também são equipados com um sistema de biossegurança, com a tecnologia BioSafe, que evita a disseminação de bactérias e vírus no interior dos veículos. Para garantir a saúde dos usuários, o ar condicionado dos ônibus elétricos renova o ar do ambiente a cada três minutos.
Os veículos serão acessíveis, seguros e circularão de maneira eficiente pelos corredores expressos de São José dos Campos. A Linha Verde terá ciclovias e áreas de passeio ao longo de seu trajeto. Serão 12 estações de embarque.