24/04/2024 12:02

Operação atrai crianças e é exemplo de educação no trânsito

Dando continuidade às ações educativas do Maio Amarelo, a Prefeitura de São José dos Campos realizou nesta quarta-feira (5), mais uma Operação Pedestre no Centro da cidade para conscientizar pedestres, motoristas e demais usuários da via.

A ação atraiu os olhares de quem passou pela região, estimulou a gentileza entre as pessoas e o papel das crianças como multiplicadores da educação no trânsito.

A operação aconteceu na travessia elevada entre as ruas Rubião Junior, 7 de Setembro (Calçadão) e Mal. Floriano Peixoto, local de grande movimento.

A moradora do Monte Castelo, no Centro, Fátima Brandão Moreira, de 64 anos, trabalha há oito anos próxima ao local. “Sempre vejo erros na travessia tanto dos pedestres como dos motoristas. Acho bacana a ação e importante para conscientizar ambos”. Ela disse que até criou novas amizades ajudando pessoas a atravessar no local.

Ajuda

“Como trabalho do lado, quando não estou ocupada e vejo alguém com dificuldade de locomoção, principalmente cegos, querendo atravessar eu ajudo. Já sei até os nomes deles e como lidar e abordar para oferecer ajuda. Me faz bem também”, disse Fátima.

Na Operação Pedestre os agentes da mobilidade orientam os condutores e pedestres com o objetivo de garantir uma travessia segura. A ação conta com a entrega de material educativo e, no Maio Amarelo deste ano, com a participação dos artistas da FCCR (Fundação Cultural Cassiano Ricardo), que utilizaram da arte circense para também orientar os usuários da via.

Este formato lúdico e didático atrai as crianças, que acabam pedindo materiais e ajudando na multiplicação da informação. Os netos da moradora do Jardim São Judas, na região sudeste, Maria da Silva, de 66 anos, fizeram a avó parar para acompanhar a ação. “As crianças pediram para levar o material”, contou a avó do Nicolas e Murilo, de 7 e 4 anos.

“A ação é extremamente importante para a conscientização dos motoristas e pedestres. Sinto dificuldade com o meu filho na travessia das faixas de pedestre devido a alguns motoristas”, conta Isabela Fernanda Ferreira Machado, mãe do Marcos, de 13 anos, que é cadeirante e fez uma foto todo feliz na travessia com um agente da mobilidade.

No Maio Amarelo de São José dos Campos, além das blitze educativas nas ruas, haverá uma programação de palestras online transmitidas pelas redes sociais da Prefeitura.

Cronograma

10/5/2021 – Palestras
9h: A importância do agente de Mobilidade Urbana na segurança viária do município
9h40 A saúde Mental no trânsito
17/5/2021 – Palestras
9h: Respeito e responsabilidade: Pratique no trânsito
9h40: Respeito e responsabilidade: Pratique no trânsito
24/5/2021 – Palestras e depoimentos
9h: Samu: Atendimento APH em um acidente de trânsito – Enfermeiro Rodrigo
9h40: Depoimento de vítima e acidente de trânsito
10h20: Depoimento de vítima de acidente de trânsito

Os dois depoimentos são de vítimas de acidentes que sofreram amputações de membros por imprudência, superaram o ocorrido e se tornaram paratletas de alto rendimento.
Todas as palestras serão transmitidas pelas redes sociais da Prefeitura.

Gostou do conteúdo, compartilhe agora mesmo!

Leia também

Veja também