25/05/2024 17:50

Operação Chuvas: Taubaté apresenta plano de Verão 2021/2022

Operação Chuvas

Operação Chuvas: Taubaté apresenta plano de Verão 2021/2022. A Defesa Civil de Taubaté, apresentou nesta quarta-feira, dia 27 de outubro, o plano ”Operação Chuvas de Verão 2021/2022” em reunião realizada com os secretários municipais e seus representantes no auditório do Centro de Formação de Professores da Secretaria de Educação e instituiu o Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil do município.

Na reunião a Defesa Civil apresentou a minuta do Decreto que cria a Operação Chuvas de Verão 2021/2022 para o período de 1º de dezembro a 31 de março de 2022 podendo ser antecipada ou prorrogada a depender das condições meteorológicas adversas.

Operação Chuva

O Decreto também estabelece a criação do Comitê Municipal de Gestão de Risco e Gerenciamento de Desastres, que será constituído por um representante titular e um suplente de cada secretaria municipal, que em situação de catástrofes, possuirão uma série de atribuições e deverão colocar a disposição da Defesa Civil todos os meios e recursos para o bom desenvolvimento das ações necessárias a serem realizadas.

O Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil – PCPDC, baseia-se na adoção de medidas antecipadas à deflagração de eventos adversos, a partir do acompanhamento de parâmetros como índices pluviométricos, previsão meteorológica e vistoria de campo.

Trabalha com 4 níveis de identificação, sendo o Estado de Observação, Estado de Atenção, Estado de Alerta e Estado de Alerta Máximo, neste ocorre a remoção de toda a população que habita áreas de risco, indicadas por vistoria técnica, por órgão designado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil – CEDEC.

Operação Chuvas

“Operação Chuvas de Verão 2021/2022”

A Defesa Civil da Prefeitura de Taubaté, realiza amanhã, dia 21 de outubro, às 9h45, reunião com os Secretários municipais no auditório da Secretaria de Educação para apresentação do plano “Operação Chuvas de Verão 2021/2022”.

Coordenada pela Defesa Civil, a reunião terá como principal objetivo a entrega de minuta do Decreto que Dispõe sobre a “Operação Chuvas de Verão 2021/2022” e institui o plano de contingência de Proteção e Defesa Civil e dá outras providências, visando incorporar ações de Defesa Civil no planejamento municipal.

Desse modo, será realizado o alinhamento estratégico das ações junto as Secretarias Municipais para a chegada dos meses chuvosos, que compreendem novembro até meados de abril, ou sempre que for necessário.

 

 

Gostou do conteúdo, compartilhe agora mesmo!

Leia também

Veja também