Foto: Divulgação/PMSJC
5 toneladas de fios de cobre, esta foi uma das maiores apreensões do material já registrado pela Prefeitura de São José dos Campos. Todo o material apreendido foi estimado em R$ 200 mil reais.
A apreensão aconteceu no início da noite desta sexta-feira (21). Para transportar o volume de fios, a Prefeitura contou com o apoio de um caminhão para a remoção da caçamba.
A operação também contou com o apoio da Guarda Civil Municipal e visitou outros três comércios de sucatas que não apresentaram irregularidades.
Na operação, o proprietário do local não comprovou a procedência do material, conforme prevê a lei municipal 10624/2022 sobre a comercialização, comprovação de origem e cadastro de fornecedores de ferros-velhos, sucatas e materiais recicláveis. Por isso, pela falta de documentação, o proprietário recebeu uma multa de R$ 3 mil e foi conduzido à Polícia Civil.
De acordo com a prefeitura, o objetivo destas operações é barrar a comercialização de itens furtados como fios de cobre, hidrômetros, bueiros e ralos de ruas, semáforos e placas de trânsito. Essas operações são realizadas pelas forças de segurança e a fiscalização da prefeitura, que além das operações rotineiras, o combate a esse tipo de crime também conta com o apoio das câmeras inteligentes do CSI (Centro de Segurança e Inteligência), que monitora a cidade 24 horas por dia.