Em um mês de Operação Piloto, os VLPs (Veículo Leve sobre Pneus) 100% elétricos e não poluentes realizaram 200 viagens, rodaram 3.805 quilômetros e transportaram 3.412 usuários do transporte público em São José dos Campos. A operação teve início no dia 28 de dezembro de 2021.
As viagens foram realizadas nos sentidos região sul/Terminal Central e sentido contrário, em um percurso de cerca de 11 quilômetros por viagem, entre 10h e 16h. Não houve cobrança de passagem.
A fase experimental segue até o início da operação do novo sistema de transporte coletivo com veículos elétricos, com a entrega da primeira fase da Linha Verde, corredor sustentável que irá ligar a região sul ao terminal central.
A operação está sendo monitorada por técnicos da Secretaria de Mobilidade Urbana e comprovou a eficiência energética dos veículos, que trafegam em média 250 quilômetros com carga cheia. O carregamento completo de cada veículo dura cerca de três horas.
Aprovação
E a população tem aprovado a operação e já pede pela ampliação de viagens.
Fã do transporte coletivo, o operador de loja Juliano Aparecido Alves, 39 anos, morador da Chácara das Oliveiras, tem circulado de VLP sempre que pode. A rota de circulação dos veículos não faz parte do seu dia-a-dia, mas o interesse pelo veículo 100% elétrico, o leva a fazer diversas viagens.
Juliano foi um dos primeiros passageiros da operação piloto e destacou os benefícios do novo meio de transporte. “É diferenciado, rápido e com ar condicionado, entrada de cabo USB para celular e portas do lado esquerdo. Um modelo moderno que a nossa cidade merece”, disse.
Ele acredita que o futuro do transporte público seja por meio dos VLPs ligando os bairros de São José e também cidades vizinhas como Jacareí e Caçapava.
A paixão de Juliano pelo transporte público vai além das viagens que faz pela cidade, ele também coleciona mais de 40 miniaturas de ônibus de diversas épocas do transporte público de São José.
“Eu me lembro que desde bem pequeno vi um ônibus da Capital do Vale na década de 80 e desenhei na parede de casa”. Já o interesse pela coleção de miniaturas de ônibus surgiu na juventude. Sua meta agora, é incluir em seu acervo pessoal, a miniatura de um VLP.
A circulação do VLP ligando a região sul ao centro agradou em cheio a recepcionista Isabel Rodrigues, 33 anos, moradora do Jardim Morumbi, que já realizou sete viagens de VLP. Ela se adaptou ao horário da operação para ir diariamente para o trabalho em um veículo sustentável. “É bem mais espaçoso, silencioso e confortável. Tomara que aumente o número de viagens porque só dá para ir para o trabalho. Eu gostaria de voltar nele também”, disse.
Trajeto – Operação Piloto
Para a operação piloto, foi elaborado um trajeto especial ligando a região sul, a mais populosa da cidade, até o terminal Rodoviário de São José. Nas viagens experimentais, os VLPs trafegam pelos principais corredores das regiões central e sul, como as avenidas São José e Madre Thereza, Dr. Adhemar de Barros e Heitor Villa Lobos, pontos de integração como a Praça do Rotary, além das avenidas Florestan Fernandes (Anel Viário), Dr. João Batista de Souza Soares e Estrada Velha, cortando as ruas Bacabal e Candeias, passando pelo Condomínio Eldorado e com ponto final na rua Manuel Vieira, em frente a faculdade Anhanguera.
No total, São José adquiriu doze veículos articulados 100% elétricos, que serão integrados ao transporte público.
Fotos: Adenir Britto/ PMSJC.