18/05/2024 10:00

Pâmela entra na reta final de preparação para vaga olímpica

A skatista joseense Pâmela Rosa entrou na reta final de preparação para a conquista da vaga na Olimpíada de Tóquio, que será disputada em julho. Ela viajou esta semana com a seleção brasileira de skate para um período de treinamento na Califórnia, visando às classificatórias olímpicas.

Nascida em São José dos Campos, Pâmela tem 21 anos, é a atual campeã mundial na modalidade street (título conquistado em 2019), e líder do ranking. A atleta é apoiada pela Prefeitura de São José dos Campos por meio da LIF (Lei de Incentivo Fiscal).

Aos 21 anos, atleta tem apoio da Prefeitura por meio da LIF 

Esta é a primeira excursão preparatória internacional da história da seleção brasileira de park e street, viabilizada através de uma parceria com o COB (Comitê Olímpico do Brasil). Durante essa etapa de treinamento, comissão técnica e atletas seguirão um protocolo rígido de prevenção à covid-19, incluindo ciclos de testagem ao longo de toda a viagem.

O grupo seguirá nos Estados Unidos para a disputa do Dew Tour (Pro Tour), que será realizado de 17 a 23 de maio em Des Moines (Iowa). Na sequência, parte da delegação, incluindo Pâmela, segue para o Mundial de Street, em Roma (ITA), de 31 de maio a 6 de junho.

Essas duas competições valem pontos na qualificação, e quem garantir pódio no Mundial, tem vaga direta para os Jogos. Ao longo de todo o período de preparação, os treinos da seleção terão como base algumas das melhores pistas da Califórnia. A programação diária dos atletas combina treinamentos físicos e técnicos.

A partir do dia 5 de maio, seleção e comissão entrarão em período de concentração e isolamento.

Seleção brasileira de skate está nos Estados Unidos 

Novidade olímpica

O skate fará sua estreia na história das Olimpíadas. As modalidades escolhidas são o park e street. Participarão das disputas os 20 melhores skatistas do ranking, com limite de três vagas por país, tanto no feminino quanto no masculino.

De acordo com o ranking mundial, os brasileiros que estariam dentro da zona de classificação até o momento são: Kelvin Hoefler, Giovanni Vianna e Carlos Ribeiro no street masculino. No street feminino, Pâmela Rosa, Rayssa Leal e Leticia Bufoni. Na modalidade park, os pré-classificados são Luiz Francisco, Pedro Barros e Pedro Quintas, e no feminino Dora Varella, Isadora Pacheco e Yndiara Asp.

Pâmela é líder do ranking mundial na categoria street

Gostou do conteúdo, compartilhe agora mesmo!

Leia também

Veja também