Seja bem-vindo(a) ao Trânsito Aberto

Data: 04/10/2024

Fonte de dados meteorológicos: Wetter 30 tage

04/10/2024 23:30

Pavilhão São João no Vicentina Aranha em São Jose será totalmente restaurado em 2024

Foto: PMSJC

O Pavilhão São João, localizado no Parque Vicentina Aranha, na região central de São José dos Campos, passará uma grande restauração em 2024.

As obras terão duração estimada de 11 meses e acontece por meio de uma parceira entre a Novelis, empresa líder na produção de alumínio plano laminado e a maior recicladora de alumínio do mundo e a AFAC, Organização Social de Cultura, entidade gestora do Parque Vicentina Aranha.

Após a conclusão de todo o restauro, o Pavilhão São João será aberto ao público para atividades e projetos nas áreas de sustentabilidade, economia circular e inovação, como exposições, palestras, ações formativas, entre outros. O espaço possui cerca de 1.200m² de área construída.

A história do Pavilhão São João do Parque Vicentina Aranha
Inaugurado em 1924, o Pavilhão São João foi um dos maiores centros para tratamento de tuberculose da América Latina.

Considerado um importante exemplar da arquitetura hospitalar, o Pavilhão São João é preservado e tombado por lei nos âmbitos municipal, pelo COMPHAC (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural do Município de São José dos Campos), e estadual, pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico).

Diferente de uma reforma, o restauro de um patrimônio exige uma profunda pesquisa histórica e arquitetônica, além do envolvimento de uma equipe multidisciplinar, para que as características originais sejam respeitadas. Outro diferencial é em relação ao tempo de execução.

Segundo a AFAC, o cronograma de uma obra de restauro costuma ser mais extenso, já que o reconhecimento da edificação e suas características continuam ocorrendo durante o cuidadoso processo de intervenção.

Outras obras
As seis edificações originalmente destinadas à internação durante a Fase Sanatorial já passaram por algum tipo de serviço no âmbito do restauro e duas foram totalmente restauradas e abertas ao público, como o Pavilhão Marina Crespi, que abriga o Cantos de Leitura, sala de exposição e o Centro de Documentação Musical de São José dos Campos e o Pavilhão Alfredo Galvão, onde está instalado o MadaH Café & Bistro.

Em outubro, será concluída uma nova etapa da reabilitação do Pavilhão São José, com a abertura de banheiros masculinos e femininos com acessibilidade, proporcionando mais autonomia à edificação para a realização de atividades e eventos.

Veja também