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Data: 20/09/2024

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20/09/2024 04:31

Como ficará o pedágio na Dutra? O que pode mudar em 2022

A CCR Nova Dutra, concessionária que administra a rodovia Presidente Dutra, deve anunciar novidades após firmar novo contrato de concessão. A expectativa é de que haja investimento de R$15 bilhões de reais em toda extensão da Dutra, distribuídos em 30 anos de concessão, conforme o novo acordo. Existe a expectativa da criação de descontos progressivos para os motoristas que trafegam pela Dutra frequentemente. O novo contrato entrará em vigor em março de 2022.

Oferecendo 15,31% de desconto na tarifa básica do pedágio, e um valor de outorga de R$ 1,77 bilhão pela administração do projeto, a CCR Nova Dutra conseguiu firmar o novo contrato. O grupo já administra a Dutra, uma das principais rodovias do país, há mais de 25 anos, na qual venceu a licitação em 1995. O contrato chegaria ao seu fim no ano passado, mas com a pandemia, houve o aditivo de mais um ano. Com o acordo estendido, a diretoria de gestão já idealiza novas obras para início no ano que vem.

Por meio de uma nova SPE (Sociedade de Propósito Específico), o Grupo CCR iniciará a gestão da Via Dutra e da rodovia Rio-Santos, trecho entre Rio de Janeiro e Ubatuba. “Serão quase R$ 15 bilhões de investimentos em novas pistas marginais, terceiras e quartas faixas, novo trecho de subida e descida da Serra das Araras (RJ) até Ubatuba” disse a diretora da CCR NovaDutra. As obras poderão facilitar o grande fluxo de veículos que transitam diariamente por essas estradas. Além da criação de faixas extras, a melhoria constante do asfalto, também é um fator importante na manutenção da Dutra.

Antecipação de obra da ANTT na Dutra

A passarela próxima a universidade UNIP pode ter sua previsão de início de obras antecipada, conforme explicou a deputada estadual Letícia Aguiar. A parlamentar se encontrou com a diretora presidente da CCR Nova Dutra, Carla Fornasaro. Durante o reunião, Letícia confirmou que está em contato com a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), que espera conseguir antecipar as obras, garantindo maior segurança na passagem de pedestres pela via, até mesmo pela grande quantidade de estudantes, que retornarão às aulas presenciais no início do ano que vem.

Descontos progressivos na Dutra

Outra medida que deve agradar os motoristas é o programa de descontos progressivos. A ideia é garantir custos mais baixos para aqueles que trafegam frequentemente pela Dutra. A princípio, os veículos deverão utilizar TAGS, que, ao registrar a passagem do automóvel em questão fará a leitura da quantidade de vezes na qual ele trafega pela via. De acordo com os números analisados num banco de dados, o desconto progressivo nas tarifas poderá ser concedido.

Tabela Pedágio Dutra
Tabela simula cobrança de pedágio na Dutra

Conforme contrato, o desconto é aplicável para veículos leves para passagens nas pistas automáticas de forma progressiva para passagens reiteradas na mesma praça e sentido no mesmo mês. Em contrapartida, pode ocorrer o fim das cabines de cobrança, já que o Senado aprovou em outubro medida que permite desobrigação. Países da Europa e EUA já fazem uso dessa prática, estimulando o fluxo-livre nas estradas de alta velocidade.

Detalhes sobre a cobrança de tarifa na Dutra em 2022

Inclusão de tarifa diferenciada entre pista simples e pista dupla. Na BR-101, por exemplo, a pista dupla terá um valor de pedágio 30% maior, além de uma tarifa sazonal para fins de semana e feriados;

Descontos progressivos de tarifa, de acordo com a frequência de utilização da via, para motoristas que optem pelo sistema de pagamento automático (tag);

Introdução de mecanismo flexível para a fixação de tarifas (free flow), que dispensa a necessidade de praças de pedágio, associado à utilização de faixas reversíveis para viabilizar a fluidez do tráfego, na região de Guarulhos (SP);

Motocicletas não pagarão tarifa nas praças de pedágio, uma novidade inserida no edital a pedido do presidente Jair Bolsonaro e validada pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

Investimentos na Dutra gerando empregos

Abrangendo 625,8 km de extensão e com previsão de investimento na ordem dos R$ 14,83 bilhões, custos operacionais de R$ 10,9 bilhões e geração de 218,743 mil empregos (diretos, indiretos e efeito-renda). Números importantes em comparação à falta de postos de trabalhos formais no país atualmente.

O contrato tramitado e todas as especificações sobre o documento firmado pode ser acessado no portal da ANTT.

Foto: Reprodução/ ABCR

 

 

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