Foto: PMP
Pindamonhangaba, através do Departamento de Trânsito, iniciou a implantação de uma série de mudanças de mão de direção em algumas ruas do município. Nos últimos cinco anos a frota automobilística cresceu 10% e hoje Pindamonhangaba conta com cerca de 108 mil veículos cadastrados com placas da cidade. As ações irão contemplar ruas dos bairros Campo Alegre, Parque São Domingos, Araretama e São Benedito.
“Nossas vias públicas continuam com o mesmo tamanho mas a crescente frota automobilística, as novas construções verticais e o surgimento de novos bairros sinalizam para gente a importância dessas modificações, baseadas nas demandas da população e apresentadas também pela Câmara de Vereadores”, afirmou o secretário adjunto de Segurança, José França Vidal.
Recentemente o bairro do Santana recebeu a primeira atualização que foi a proibição de estacionar em um dos lados da rua João Antônio da Costa Bueno (em frente a Creche Padre Vita). Neste caso, foi analisada a possibilidade de mão única, porém, para evitar o deslocamento total do tráfego para a rua São João Bosco, optou-se em permanecer com mão dupla de direção.
Confira outras modificações que já foram realizadas ou que estão em fase de estudo para serem implantadas:
– Campo Alegre: Rua Santo Antônio, atualmente incompatível com sentido duplo, está sendo convertida para sentido único, mantendo-se o estacionamento em um lado da via.
– Campo Alegre: Rua São Luís, atualmente com um quarteirão em sentido único e um quarteirão em sentido duplo, está sendo padronizada para sentido único, mantendo-se estacionamento em ambos os lados, cumprindo-se questões de segurança e abaixo assinado de moradores do bairro.
– Campo Alegre: Rua Soldado Roberto Marcondes, trecho entre as ruas Dr. Frederico Machado e Francisco de Paula Santos, em estudos para ser convertida em sentido único, devido ao alto fluxo de veículos e demanda de estacionamento das instituições de ensino do entorno.
– São Domingos: Rua Eng. Orlando Drummond Murgel, trecho entre as ruas Cap. Vitório Basso e Puris, estudos para implantação de sentido único, devido ao fluxo gerado pela escola e a segurança dos alunos em travessia.
– Araretama: as Ruas Salatiel Rodrigues da Fonseca e João do Amaral receberam implantação de sentido único, para atender as demandas de fluxo local e transporte coletivo.
– São Benedito: Rua Laerte Machado Guimarães, trecho entre as ruas Dr. Frederico Machado e Oswaldo Cruz, em estudos para ser convertida para mão única, em razão do alto fluxo de veículos e demandas dos órgãos de saúde do entorno.
– São Benedito: Rua Carmelita Gama Romeiro, trecho inicial em estudos para implantação de estacionamento em apenas um lado da via, em razão do alto fluxo de veículos e demanda de estacionamento dos estabelecimentos de saúde do entorno.