03/03/2024 17:17

Pinda participa da COP28 a convite do ICLEI América do Sul

Foto: PMP

Pindamonhangaba participará nos próximos dias da 28ª Conferência de Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas (ONU) – a COP 28. Ao lado de outras prefeituras do Brasil, o município foi convidado pelo ICLEI América do Sul – Governos Locais pela Sustentabilidade, uma rede global de mais de 2.500 governos locais e regionais comprometida com o desenvolvimento urbano sustentável.

O evento segue até o dia 12 de dezembro em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e a expectativa, de acordo com o Painel Intergovernamental Sobre Mudanças Climáticas (IPCC), é de que mais ações concretas ocorram, em comparação com a COP 27, quando muitas negociações ficaram ainda no papel.

Pindamonhangaba está sendo representada pelo prefeito Dr. Isael Domingues e pela secretária de Meio Ambiente, Maria Eduarda San Martin. As passagens, hospedagens e transporte estão sendo custeados pela C40cities e Bloomberg Philanthropies.

Para a secretária Maria Eduarda San Martin é uma oportunidade única receber esse convite e integrar a comitiva da maior conferência sobre estudos climáticos do mundo. “Estamos iniciando nossas atividades na COP28 conhecendo o panorama em que o planeta se encontra neste momento. Deveríamos ter trabalhado mais para que os índices globais estivessem melhores, se tornou preocupante que ainda não conseguimos reduzir de forma apropriada as emissões de carbono a atmosfera. Embora os resultados sejam globais, sabemos que as ações e verdadeiras mudanças são realizadas a nível local. Por isso, como cidade destaque em políticas ambientais, fomos convidados para sermos parte desse momento de transformação. Já é um lema antigo, mas nunca fora de uso: pensar global e agir local. Pinda pode e tem o dever de contribuir”.

O prefeito Dr. Isael ressaltou a importância de relacionar-se com cidades de grandes portes para aprender as boas práticas de gestão ambiental. “Nossa cidade também é afetada com ocorrências climáticas como rajadas de ventos, alagamentos causados por chuvas e precisamos aprender a lidar com isso e agir com ações que possam colaborar com o planeta. Aqui vamos discutir metas de redução do efeito estufa, avaliar diagnósticos e conhecer tecnologias novas”.

Além de comitivas de grandes líderes mundiais, teremos a presença de observadores, imprensa e integrantes de ONGs e Agências da ONU. Os participantes de todos os níveis de governo discutirão como minimizar uma maior ambição climática, utilizando poderes jurídicos e políticas públicas, melhorando o fluxo de financiamento climático para soluções locais e conceber parcerias eficazes.

Brasil na COP 28
O Pavilhão do Brasil apresentará um pouco do país e acolherá debates e eventos culturais. A mensagem central é “Brasil unido em sua diversidade a caminho do futuro sustentável” e serão apresentadas soluções climáticas promovidas pelo País em três eixos: tecnologias setoriais; instituições e instrumentos de Estado resilientes; e promoção da socio diversidade.

Dentre os temas que serão debatidos estão:
Governança local e a transição para uma economia de baixo carbono: contribuições municipais para as estratégias globais de mitigação climática
Governança Multinível para o fortalecimento da integração climática nacional
Adaptação às Mudanças Climáticas: o papel dos Estados.
Juntos pelas Cidades: Integração multinível para a territorialização da adaptação no Brasil
O papel vital da colaboração entre a sociedade civil, estados e municípios na implementação da NDC Brasileira
ClimateScanner: Uma avaliação inovadora das ações dos governos nacionais sobre mudanças climáticas
Caminhos para pecuária regenerativa e rastreável
Cooperação Internacional e Integração como ferramentas de combate aos crimes na Amazônia
Governança para a Equidade em Saúde e a Mudança do Clima
Bioenergia e transição energética no contexto da Aliança Global de Biocombustíveis (GBA)
Financiamento Climático para Cidades: Acelerando a Ação Climática Urbana, Adaptação e a Implementação das NDCs

Gostou do conteúdo, compartilhe agora mesmo!

Leia também

Veja também