Seja bem-vindo(a) ao Trânsito Aberto

Data: 20/09/2024

Fonte de dados meteorológicos: Wetter 30 tage

20/09/2024 01:39

Plano Diretor de Turismo Sustentável é aprovado pela Câmara de São José

A Câmara de São José dos Campos aprovou, por unanimidade na quinta-feira (20), o Projeto de Lei Complementar 11/22, encaminhado pela Prefeitura, que institui o Plano Diretor de Turismo Sustentável de São José dos Campos.

O Plano Diretor define as atribuições da administração municipal no planejamento, desenvolvimento e estímulo ao setor de turismo na cidade, incluindo os distritos de São Francisco Xavier e Eugênio de Melo.

“Basicamente, o Plano Diretor de Turismo funciona como uma trilha para que interessados do setor público e privado saibam que caminho percorrer para atingir seus objetivos de desenvolvimento. Uma vez que o potencial turístico esteja comprovado junto a objetivos claros e bem traçados, o município está preparado para candidatar-se a ser Município de Interesse Turístico e, se for classificado, pode pleitear do Estado verbas especiais”, explicou Aline Arantes, diretora de turismo da cidade.

As diretrizes incluem o fomento a segmentos como o turismo ecológico, gastronômico, rural, cultural, esportivo, religioso, de aventura e de negócios e eventos, incentivando práticas sustentáveis a partir de políticas de preservação ambiental.

Plano Diretor de Turismo Sustentável

Para Maurício Guisard, presidente da associação Destination São José dos Campos, a aprovação do projeto é uma ferramenta fundamental para o planejamento, desenvolvimento e incentivo às atividades econômicas que formam a extensa cadeia de valor do turismo. “Este é um passo muito importante, que uma vez que a gestão pública, em conjunto com a sociedade civil organizada, a iniciativa privada e a comunidade, compartilham a visão da cidade e seus distritos pela ótica do turismo, ou seja, enxergam a cidade como um destino turístico, um produto”, disse.

A elaboração do documento foi realizada em cinco fases, entre elas um estudo detalhado sobre o potencial turístico do município e a realização de oficinas e audiências públicas, que coletaram sugestões da população para a composição do texto enviado à Câmara.

Agora, cabe à Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico, por meio da Diretoria de Turismo e com apoio do Comtur (Conselho Municipal de Turismo), regulamentar, coordenar e fiscalizar a atividade turística, bem como promover e divulgar roteiros e atrativos.

Destination SJC

Entidade sem fins lucrativos, a Destination SJC tem como foco trabalhar pelo desenvolvimento da organização, apresentação e promoção da cidade como um “produto”, criando e promovendo também grandes projetos, com o objetivo de ativar a cadeia de negócios envolvida com o setor.  Criado em 2021 por 10 empresários de segmentações ligadas à hospitalidade e entretenimento, o grupo tem atualmente 50 integrantes.

Foto: Divulgação.

Veja também