Foto: Divulgação
O tradicional destino de peregrinação, Porto Itaguaçu, localizado em Aparecida (SP), foi reaberto hoje (12) após um período de 14 meses de fechamento para obras de revitalização. O novo projeto paisagístico integra a natureza às margens do rio Paraíba do Sul, destacando a recém-construída Capela da Pesca Milagrosa.
A cerimônia de reabertura do Porto aconteceu às 18h, com uma Missa de bênção e consagração do altar da nova capela, presidida pelo Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes. Além disso, haverá o descerramento de uma placa comemorativa, marcando o início de uma nova fase para a comunidade.
Antes, conhecido apenas como “Capela do Porto Itaguaçu”, o espaço passou por uma revitalização completa. A igreja foi reconstruída e agora faz referência, tanto em sua arquitetura quanto em seu nome, ao encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida, em 1717 a poucos metros dali.
Além da Capela da Pesca Milagrosa, o Porto Itaguaçu teve toda a sua área pavimentada e revitalizada. Um novo monumento em homenagem aos pescadores também foi instalado na entrada. Com uma área total de 130 mil m², o destino não apenas oferece seus próprios atrativos, mas também serve como ponto de partida para o Caminho do Rosário em direção à Cidade do Romeiro, além de dar acesso ao recém-inaugurado Parque Três Pescadores.
A revitalização do Porto Itaguaçu e a missa de bênção e consagração do altar da Capela da Pesca Milagrosa fazem parte das comemorações pelos 25 anos da Família dos Devotos. A programação inclui ainda missas no Santuário Nacional, programas especiais na Rede Aparecida de Comunicação e uma tenda com atividades no pátio da Basílica de Aparecida.