O prefeito Anderson Farias, PSD, está retornando hoje de Dublin, Irlanda, e deverá retomar suas atividades amanhã (10) na Prefeitura de São José dos Campos, após passar um período naquele país para acompanhar o filho João Henrique Thomaz Ferreira, de 23 anos, que foi atropelado pela polícia irlandesa, supostamente proposital. Devido aos graves ferimentos, o jovem teve a perna amputada.
Anderson, também viajou a trabalho da Irlanda à Espanha, para participar de um evento de tecnologia, retornou à Irlanda e agora retorna a São José dos Campos.
A esposa do prefeito e mãe de João Henrique, Sheila Thomaz Ferreira, permanece na Irlanda acompanhando a recuperação do filho. Ele deverá passar por uma nova avaliação médica na semana que vem, enquanto isso continua internado na UTI do Hospital Tallaght, e sem previsão de transferência para um quarto.
Corregedoria investiga o caso
João Henrique foi atropelado em 28 de outubro por um carro da polícia daquele país, onde morava havia 5 anos e trabalhava como entregador de comida e estudava, no acidente ficou prensado em um guard rail. Segundo nota da polícia irlandesa, o serviço de emergência compareceu ao local dos fatos e confirmou a ocorrência com uma viatura da polícia.
Agora, o caso segue sendo investigado pela Comissão do Provedor de Justiça da Garda Síochána, uma espécie de corregedoria. A família contratou um advogado em Dublin para acompanhar o caso.