Foto: PMSJC
A Prefeitura de São José dos Campos irá entregar a reforma das praças centrais da cidade em uma solenidade marcada para o dia 13 de junho, às 17h, na Praça Afonso Pena. Além desta, também foram revitalizadas as praças Olímpio Catão e Cônego Lima. Todas receberam novo calçamento, proporcionando mais conforto para os pedestres.
A Praça Afonso Pena, a maior intervenção, abrangeu uma área de aproximadamente 6,6 mil metros quadrados. As melhorias incluíram renovação do paisagismo, novo acabamento no piso, reforma do mobiliário e pontos de ônibus. Uma estação de bicicletas públicas compartilhadas foi instalada, com 10 bikes para incentivar a mobilidade sustentável. As pedras portuguesas do antigo calçamento foram preservadas, agora compondo um mosaico no centro da área verde, enriquecendo o visual histórico do local.
A modernização das três praças durou oito meses e recebeu um investimento total de R$ 2.450.434,25. A obra seguiu a proposta urbanística da Rua 15 de Novembro, destacando a remoção da fiação aérea e promovendo um ambiente mais limpo e organizado.
Urbaniza Centro
As ações de modernização e revitalização da região central de São José dos Campos, executadas pela Prefeitura, fazem parte do programa Urbaniza Centro. Praças, parques, vias públicas e prédios históricos estão se transformando em espaços mais atraentes aos moradores e visitantes.
O objetivo do projeto é incentivar a utilização mais intensa do Centro, inclusive em horários noturnos e finais de semana, e promover medidas voltadas à segurança pública.
O investimento previsto é de mais de R$ 500 milhões. Entre as iniciativas, estão o enterramento dos cabos de energia da Rua 15 de Novembro, a reforma do Museu Municipal (antigo prédio da Câmara) e a concessão e reforma do Mercado Municipal.
Ações concluídas
– Requalificação e enterramento dos cabos de energia da Rua 15 de Novembro
– Reforma do Museu Municipal
– Criação do projeto de parklets
– Ampliação do Circuito Cultural Central
– Rondas de bicicleta pela Guarda Civil Municipal
– Implantação de lixeiras subterrâneas
– Concessão do Mercado Municipal
– Reforma das praças Afonso Pena, Cônego Lima e Olímpio Catão
Em andamento
– Duplicação da Avenida Sebastião Gualberto
– Reforma do Mercado Municipal
Em estudo
– Concessão do Parque da Cidade
– Utilização da Estação Ferroviária Central
– Requalificação do Terminal Central de Ônibus
– Nova destinação para o prédio da delegacia central
– Remoção do presídio e requalificação da área
– Restauro da Igreja São Benedito
– Reforma do Largo São Miguel e das praças do Sapo, Kennedy, São Benedito e Maurício Cury
– Estudo para requalificação da Rua 7 de Setembro
– Oferta de cursos noturnos