20/05/2024 06:46

Prefeitura de São José dos Campos têm intensificado ações de Segurança

prefeitura

Com ajuda da população, a Prefeitura de São José dos Campos e as forças de segurança têm intensificado a orientação aos munícipes com o objetivo de evitar aglomerações e perturbação do sossego público e reduzir a propagação da covid-19 no município.

No último final de semana, guardas civis municipais e policiais militares abordaram e orientaram 437 munícipes nas vias públicas de todas as regiões da cidade. Foram vistoriados 268 veículos (carros e motos), com a apreensão de 49 carros e motos.

Foram aplicadas 109 multas por irregularidades de trânsito, como estacionamento irregular e falta de cinto de segurança, e por som alto.

A população pode ajudar a combater a pandemia denunciando aglomerações e descumprimentos às regras sanitárias pelos telefones 153 (GCM) e 190 (Polícia Militar), que funcionam 24 horas. As ligações são gratuitas.

O trabalho integrado realizado através do programa da prefeitura São José Unida é realizado pela GCM, DFPM (Departamento de Fiscalização de Posturas Municipais), Vigilância Sanitária municipal, agentes de Mobilidade Urbana, Polícia Militar através da Atividade Delegada, Polícia Civil e demais forças de segurança.

Fiscalização

Em outra frente de atuação, equipes do DFPM e da GCM, com o apoio da PM, interditaram um bar no Jardim Vale do Sol, na região sul, por exercer atividade sem licença e por descumprir regras sanitárias e de saúde do Plano São Paulo do governo do Estado contra o coronavírus. Entre as irregularidades, foram constatadas aglomeração de pessoas e música ao vivo.

Durante o final de semana, no total foram aplicadas 14 multas em estabelecimentos comerciais por irregularidades como falta de documentação para funcionamento e/ou constatação de aglomeração de pessoas, descumprindo o Plano São Paulo. Também foram emitidas sete notificações preliminares.

Plano de Contingência

A Prefeitura de São José dos Campos realiza nesta segunda-feira (4) audiência pública, a partir das 18h na Câmara Municipal, para apresentar e discutir o Plano de Contingência de atendimento em situações de emergência com o objetivo de garantir mais segurança à população e preservar vidas em casos envolvendo desastres naturais.

Na audiência e até 15 dias após a reunião, os munícipes poderão fazer sugestões, que serão analisadas tecnicamente e, caso sejam viáveis e pertinentes, poderão ser incluídas no documento final.

Plano, gerenciado pela Defesa Civil, está disponível para consulta no site da Prefeitura (www.sjc.sp.gov.br) e é mais uma ação inédita da atual Administração. O documento estabelece os procedimentos a serem adotados pela Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e demais órgãos de atendimento em situações de emergência, como alagamentos, inundações e escorregamentos de terra.

prefeitura

Mais agilidade

Com a implantação do Plano, a Prefeitura e os órgãos parceiros garantirão ainda mais eficiência e agilidade no atendimento à população, preservando vidas, evitando agravamento de situações críticas e garantindo amparo e abrigo em casos de necessidade e a retomada da normalidade após as emergências.

O documento define ações preventivas, atendimentos e medidas para correção de eventuais danos.

O Plano de Contingência foi elaborado e tem a participação de 12 secretarias municipais, além de 9 órgãos externos e governamentais, como concessionárias de serviços e entidades voluntárias.

Pré-conferência debate propostas na área do esporte

Propostas estratégicas para o desenvolvimento do esporte, lazer e qualidade de vida da prefeitura de São José foram debatidas por profissionais da área de diversos segmentos esportivos, atletas e sociedade civil, durante pré-conferência do Esporte realizada nesta sexta-feira (1), no Cefe (Centro de Formação do Educador), em encontro promovido pela Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida em parceria com o Conselho Municipal do Esporte.

Durante o evento também foram eleitos os delegados que terão direito a voto na elaboração do Plano Decenal para o Esporte, Lazer e Qualidade de Vida.

As propostas discutidas na pré-conferência servirão de base para a elaboração do plano estratégico por meio de políticas públicas para os poderes executivo e legislativo nos próximos dez anos.

Foram debatidos temas em torno de quatro eixos temáticos: Saúde e Qualidade de Vida; Fomento e Financiamento; Estrutura Esportiva; Relação Social e Ética Esportiva.

Para a psicóloga do esporte, Mariana Xavier Cardoso Ribeiro, do Instituto Athlon, o encontro foi fundamental para a organização de ideias e planejamento de estratégias para o plano decenal que irá nortear as políticas esportivas no município. Mariana participou do eixo temático sobre Relação Social e Ética Esportiva.

Gostou do conteúdo, compartilhe agora mesmo!

Leia também

Veja também