Foto: PMSS
São Sebastião, por meio da Fundação Educacional e Cultural ‘Deodato Sant’Anna’ (Fundass), realizará, no dia 20 de novembro, às 10h, a reabertura da Capela de São Gonçalo, localizada no Centro Histórico do município.
Valorizando o patrimônio histórico cultural, foram investidos cerca de R$ 440 mil e o espaço passou por restauração e revitalização, reforma do telhado, nova pintura, implantação de sistema de câmeras de segurança e readequação de todo o sistema elétrico.
A Capela São de Gonçalo foi construída no século XVII e é tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat).
Sua construção de pedra assentada sobre o barro, embora em pequenas dimensões, é um importante exemplar da arquitetura religiosa da época colonial e acredita-se que seja fruto de ato de devoção de leigos.
Atualmente, a Capela abriga o Museu de Arte Sacra de São Sebastião, com um rico acervo de obras de Arte Sacra em Barro tradicionais do século XVII, encontradas durante as obras de restauro da Igreja Matriz (monumento do século XVII), além de doações de particulares da Igreja e o bem integrado Oratório Porta do Passo.
A restauração e revitalização do espaço tem o objetivo de valorizar e salvaguardar mais um equipamento histórico de grande valor cultural, artístico e arquitetônico mantido pela Fundass, possibilitando ampliar a quantidade de acervo e enaltecendo a cultura sebastianense e investindo na preservação da memória caiçara.
Ainda na manhã do dia 20 de novembro, às 10h30, haverá também o cortejo com o Bloco de Afoxé Ilê Un Zâmbi e o Maracatu Odé da Mata, e a lavagem da Capela de São Gonçalo, integrando a programação em celebração ao Dia da Consciência Negra.
Serviço:
Capela de São Gonçalo | Museu de Arte Sacra de São Sebastião
Local: Rua Sebastião Silvestre Neves, s/nº – Centro
Contato: (12) 3892-4286
Visitação: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Entrada Franca