12/04/2024 15:01

Prefeitura inicia vacinação gratuita contra a brucelose

A Prefeitura de São José dos Campos deu início à vacinação contra a brucelose animal. Devem ser vacinadas somente bezerras de três a oito meses. A vacinação é gratuita e prossegue até o dia 7 de maio. A iniciativa faz parte do Plano de Governo 2021/2024.

A cidade é uma das poucas do país que arca com custo da vacinação e de profissionais para aplicação das doses, sob a devida orientação do Governo do Estado.

A vacinação contra a brucelose é obrigatória e é realizada duas vezes por ano. O criador que não vacinar ou deixar de comunicar a vacinação à Defesa Agropecuária pode ser multado.

Ponto Rural

O produtor interessado poderá obter mais informações sobre o calendário da vacinação por meio da Central 156 da Prefeitura ou no Ponto Rural, localizado à rua Alziro Lebrão, 240, no Alto da Ponte, e também na recém inaugurada unidade de São Francisco Xavier, à rua XV de Novembro 900.

A vacinação é coordenada pela Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico, que obedece ao calendário oficial estabelecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A brucelose é uma zoonose (doença que acomete os animais e o homem) infectocontagiosa causada pela bactéria Brucella abortus. Nos bovinos pode causar abortamento, nascimento de bezerros fracos, retenção de placenta, repetição de cio e descargas uterinas com grande eliminação da bactéria, além de inflamação nos testículos.

Gostou do conteúdo, compartilhe agora mesmo!

Leia também

Veja também