20/05/2024 06:22

Prefeitura promove SIPATMA online com foco na saúde

A prevenção de doenças emocionais é o foco da 4º SIPATMA (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho e Meio Ambiente), que será realizada de 23 a 27 de agosto, pela Prefeitura de Jacareí. O evento, que acontecerá de forma online, tem como tema a Qualidade de Vida no “Novo Normal”.

Durante o período, profissionais da área da Saúde que integram o quadro de servidores municipais, e também convidados, realizarão palestras que abordam saúde emocional e outros temas como doenças cardiovasculares e doenças sexualmente transmissíveis. Os conteúdos serão disponibilizados na página do evento, no site da Prefeitura, pelo link: jacarei.sp.gov.br/sipatma (os vídeos poderão ser visualizados nos dias do evento).

A supervisora de Unidades de Relações do Trabalho, Rita de Cássia de Melo Ferraz, explica que, desde o ano passado, a SIPATMA passou a agregar outros temas, além daqueles que abordam acidentes de trabalho convencionais como falta de EPI (Equipamentos de Proteção Individual) e que estão previstos na norma regulamentadora do Ministério do Trabalho.

“No ano passado, já abordamos temas relacionados à prevenção da Covid-19, doença que impactou a vida de servidores e seus familiares. E, neste ano, decidimos focar na saúde emocional com o objetivo de oferecer informações sobre prevenção contra males que podem afetar a qualidade de vida do servidor não só no trabalho, mas em outras áreas de convívio”, diz a supervisora.

De acordo com os indicadores do setor de Medicina do Trabalho, em 2019 foram 167 afastamentos de servidores relativos a doenças emocionais. Em 2020, houve uma queda significativa para 99 afastamentos. Já no primeiro semestre de 2021, foram registrados 63 afastamentos por doenças emocionais.

Gostou do conteúdo, compartilhe agora mesmo!

Leia também

Veja também