Foto: PMSJC
São José dos Campos realiza nesta quarta-feira (4) uma feira de empregabilidade com ações e oportunidades voltadas exclusivamente a PCDs (Pessoas com Deficiência).
O evento Feira Dia D tem o objetivo de promover a inclusão social e profissional das pessoas com deficiência e dos beneficiários reabilitados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
A feira será realizada a partir das 9h, no Cefe (Centro de Formação do Educador), que fica na avenida Olivo Gomes, 250, Santana (Parque da Cidade). A entrada é gratuita.
O Dia D vai oferecer cerca de 200 vagas de emprego para fomentar a inclusão deste público no mercado de trabalho, além de palestras voltadas à qualificação e acessibilidade.
Os participantes também terão a oportunidade de realizar perícias através do IMESC (Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo) e acesso a consultas com psicólogos, com profissionais da Univap (Universidade do Vale do Paraíba).
Empresários contratantes receberão orientação do INSS sobre a legislação específica para a admissão de pessoas com deficiência.
A iniciativa da Feira Dia D é do Departamento de Apoio e Qualificação ao Trabalhador, da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico. O evento é promovido pelo Ministério do Trabalho e do Emprego em parceria com a Prefeitura de São José, INSS e Governo do Estado de São Paulo.
Também conta com a organização do PAT São José dos Campos, Polo de Empregabilidade Inclusiva e do Programa Meu Emprego Inclusivo, da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Palestras
Estão programadas três palestras para o público PCD durante o evento.
A partir das 10h30, a assessora de Políticas e Direitos das Pessoas com Deficiência da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, Jordana Bassi, vai falar sobre as várias ferramentas disponibilizadas pela Prefeitura para inclusão social das pessoas com deficiências.
O esporte como ferramenta de inclusão será o tema da palestra de Rogério Costa Lima, do Instituto Athlon, às 11h30.
O professor de Tecnologia da Informação do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), Renato Fernandes Rocha Couto, falará sobre as tecnologias de acessibilidade para deficientes visuais. A palestra terá início às 13h30.