14/06/2024 18:33

Programa ‘Bem Me Quero’ tem edição especial neste sábado em São José

Foto: PMSJC

No Mês das Mulheres, a Prefeitura de São José dos Campos vai realizar uma edição especial do Bem Me Quero, programa que tem como objetivo cuidar da saúde da mulher com exames ginecológicos preventivos e mamografia, entre outros procedimentos.

Dez Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Resolve estarão abertas à população neste sábado (9), das 9h às 14h, em todas as regiões da cidade.

São elas: Vila Maria e Centro 1 (região central), Bosque dos Eucaliptos, Jardim Colonial e Parque Industrial (sul), São Judas Tadeu (sudeste), Vila Paiva (norte), Vila Tesouro e Jardim São José 2 (leste) e Jardim das Indústrias (oeste).

A ampliação e consolidação do atendimento integral à mulher no Previna (Programa de Prevenção ao Câncer) e outros programas, como o Bem Me Quero, representam mais um compromisso cumprido do Plano de Gestão 2021-2024.

Mais saúde

Implantado há um ano, o Bem Me Quero é realizado sempre aos sábados, uma vez por mês, com o objetivo de facilitar o acesso às unidades para as mulheres que não conseguem ir durante a semana devido ao trabalho ou às ocupações diárias.

Nas 12 edições, foram realizados 2.167 exames preventivos e aplicadas 1.678 doses de vacinas, como as que combatem a gripe (influenza) e covid.

As coletas de exames preventivos, a aplicação de vacinas e os testes rápidos também são realizados de segunda a sexta-feira nas 40 UBSs Resolve e nas 5 Unidades Avançadas. Confira os endereços e horários de funcionamento no site da Prefeitura.

Cuidados constantes

Neste mês, também está sendo realizada a campanha Março Lilás, de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer do colo de útero.

Nas UBSs, além dos exames preventivos as mulheres têm à sua disposição o acompanhamento da gestante e do bebê (pré-natal e puerpério), dispensação de preservativos e contraceptivos, teste de gravidez (urina e sangue) e teste rápido HIV/Sífilis/Hepatite.

São José dos Campos conta com uma ampla e estruturada rede de atendimento para o tratamento do câncer.

Por meio do programa Previna, que visa favorecer o diagnóstico precoce para aumentar as chances de cura do paciente, o município investe no rastreamento dos principais tipos de câncer, na priorização dos casos urgentes e no contato direto com as UBSs Resolve para o encaminhamento correto dos casos suspeitos e confirmados da doença.

Todas estas ações facilitam e garantem agilidade no atendimento, promovendo a detecção precoce da doença de doenças. No caso do câncer, quanto mais rápido o diagnóstico, maior a chance de cura.

Ao longo de todo o ano, a Prefeitura de São José, por meio da Secretaria de Saúde, tem ampliado as ações para melhoria da saúde da mulher, com capacitações constantes como a que ocorreu no mês passado para médicos e enfermeiros das UBSs que atuam na prevenção e combate ao câncer.

Serviço

Fique atento

Programa Bem Me Quero

Data: Neste sábado (9)

Horário: Das 9h às 14h

Serviços oferecidos:

• Vacinação (Influenza, covid-19 bivalente e atualização da carteirinha). A imunização estará disponível para todos os públicos.

• Detecção precoce de doenças.

• Prevenção do câncer de colo do útero.

• Testes rápidos: HIV, Sífilis, Hepatite B e C e testes de gravidez.

UBSs Resolve abertas:

Região central

• Centro 1 (rua Coronel José Monteiro, 407)

• Vila Maria (rua São Pedro, 55)

Região sul

• Bosque dos Eucaliptos (rua Maria Palmira Ferreira Ivo, 155)

• Jardim Colonial (rua José Ribeiro Bastos, 185)

• Parque Industrial (rua Goiânia, 495)

Região sudeste

São Judas Tadeu (rua São Nicolau, 10)

Região norte

Vila Paiva (rua João Pedro da Rocha, 181)

Região leste

• Vila Tesouro (praça Assis Chateubriand, 110)

• Jardim São José 2 (rua Frediano Bianchi Filho, 220)

Região oeste

Jardim das Indústrias (Rua Pirassununga, 130, Jardim das Indústrias)

Gostou do conteúdo, compartilhe agora mesmo!

Leia também

Veja também